TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cientista Otto Dies

Por:   •  31/8/2017  •  Bibliografia  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

O cientista Otto Paul Hermann Diels, em um de seus primeiros trabalhos de pesquisa foi no campo da química inorgânica, onde descobriu o raro subóxido de carbono e investigou suas propriedades, o composto era importante devido ao seu elevado grau de reatividade e porque a sua estrutura química proporcionava informação importante quanto à composição de outros óxidos do átomo de carbono.

Porém seu trabalho mais conhecido foi feito com seu aluno e colaborador Kurt Alder, da Universidade de Colônia, a reação química que leva seus nomes em comum, conhecido como a síntese de Diels-Alder, onde envolvia uma síntese de dieno (Fig.1). Nesta reação surgiu uma nova estrutura molecular, que até então não tinha sido reconhecida, consistia no que veio a ser identificado como um dieno conjugado, isto é, uma substância orgânica contendo dois átomos de carbono de ligação dupla num composto em anel.

As primeiras experiências mostraram que o composto butadieno reagiria vigorosamente com anidrido maleico para produzir um composto em anel de seis membros, e uma experimentação posterior mostrou que os dienos simples, tais como butadieno, podiam ser transformados em dienos cíclicos, os quais, por sua vez, poderiam ser usados como as bases para um novo grupo de compostos orgânicos.

Um dos aspectos mais notáveis da reação de Diels-Alder foi a falta de uma necessidade de reagentes, catalisadores, ou altas temperaturas e pressões. O processo prosseguiu a um ritmo relativamente lento a temperaturas normalmente associadas com organismos animais. A potencialidade da reação foi profunda.

Diels passou a uma síntese após outra, entre as mais notáveis também foi sendo a da polimerização do dieno isopreno em borracha sintética. Em contrapartida vários pesquisadores produziram toda uma família de plásticos, alcalóides e polímeros a partir da técnica da reação de Diels-Alder. A síntese de cortisona foi um resultado desta técnica

Hoje em dia o princípio da reação de Diels-Alder tem sido muito empregado em sínteses orgânicas de moléculas importantes, como a morfina, esteroides e alguns alcaloides. A indústria petroquímica muito utiliza esse tipo de reação para obtenção de compostos cíclicos: a adição do 1,3-butadieno com o estireno produz a buna, um tipo de borracha sintética muito resistente, usada na fabricação de tubos para condução de óleos lubrificantes em automóveis e máquinas.

Além deste trabalho, Diels também investigou o colesterol e ácidos biliares, e os produtos de degradação envolvidos na desidrogenação provocada pelo uso do selênio metálico.

Embora os novos produtos orgânicos para os quais Diels fosse tão responsável possam ter produzido benefícios para a humanidade, não se deve esquecer que uma das partes mais importantes de sua pesquisa foi uma nova visão da combinação química e da estrutura molecular.

Em 1950, em reconhecimento de suas muitas contribuições à ciência química, e pela descoberta e desenvolvimento da síntese de Diels-Alder rendeu a Otto Diels juntamente com Kurt Alder o Prêmio Nobel de Química. Na realidade, o prêmio foi concedido não só pela reação química propriamente dita, mas principalmente pela proporção que a ideia alcançou. Hoje, diversas reações químicas são realizadas com base no conceito da síntese de Diels-Alder, uma forma relativamente mais simples de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com