TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colonia São Marcos - Rio Grande do Sul

Por:   •  31/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DA FRONTEIRA SUL

1. CÔLONIA SÃO MARCOS: PARTE 2

Além dos problemas já citados, enfrentados pelos imigrantes poloneses como:

• o longo tempo de espera e de alojamento nos barracões de Caxias;

• a extrema miséria que se encontravam;

• os conflitos entre autoridades e imigrantes.

A partir do ano de 1890 verificou-se um aumento elevado do número de mortes entre os imigrantes, especialmente entre as crianças. As mortes foram causadas por uma epidemia de varíola, cujo surto teria iniciado nos barracões dos imigrantes da colônia de Caxias, que nos quais eram alojados os imigrantes que seriam instalados na colônia São Marcos. Os fatores que contribuíram para o agravamento da epidemia era a superlotação, pessoas assentadas muito próximas, o que facilitava a proliferação da doença; e as mal condições higiênicas do local.

Dados: Janeiro de 1980: 176, dentre 120 crianças.

Fevereiro: 48

Relata-se que o numero de mortes se elevou por culpa de um curandeiro que auxiliava a enfermaria dos alojamentos. Dente as hipóteses,

• suspeita de uso de medicamentos caseiros velhos ou estragados,

• ação criminal, com o uso de óleo fumegante, de cunho político;

• ação criminal, com um surto de cólera-morbo, com ação de impedir a propagação da epidemia.

Os mortos não foram registrados no Cartório de Registro Civil. O poucos óbitos que tiveram algum registro estão escritos no Registro de Óbitos da Paróquia Santa Tereza, mas muitos estão incompletos. Falta de nome de pais, data de nasci, data de óbito, ou ate mesmo o nome.

Poucos dos imigrantes poloneses que foram destinados para a colônia de São Marcos permaneceram la. Já em 1891 tem a primeira baixa, 90 imigrantes partem da colônia para POA a fim de regresso para a Polônia. A grande maioria, migram aos poucos para outros núcleos do estado que possuem maior número de poloneses ou oferta de lotes melhores. A maioria partiu para a Colônia Erechim, a partir de sua fundação, em 1908.

2. COLÔNIA ERECHIM

A colônia foi criada em outubro de 1908, pelo então presidente do RS, Carlos Barbosa. E em 1918 foi transformada em município. Erechim foi o primeiro projeto de planejamento urbano, inspirado nos traços de Belo H e Buenos Aires. Projeto de autoria de Torres Gonçalves.

Erechim foi fundada a afim de receber os futuros imigrantes, já que não haviam mais terras disponíveis nas colônias bem sucedidas do estado. Ijui e Guarani. Alem disso, já havia um grupo de particulares já se estabelecendo nas terras, e que sua situação precisava ser regulamentada.

Uma característica marcante é diversidade étnica da população que aqui se instalou. Entre 1911 e 1914 se registrou a chegada de alemães, austríacos, polacos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com