TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERTEXTUALIDADE DE TOCQUEVILLE: REALIDADE AMERICANA E FRANCESA DO SÉCULO XIX

Trabalho Escolar: A INTERTEXTUALIDADE DE TOCQUEVILLE: REALIDADE AMERICANA E FRANCESA DO SÉCULO XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

A INTERTEXTUALIDADE DE TOCQUEVILLE: REALIDADE AMERICANA E FRANCESA DO SÉCULO XIX

O texto da cientista política Célia Nunes Galvão Quirino dos Santos trata dos dois mundos de Alexis de Tocqueville: o Europeu e o Americano. A autora aborda diversos tipos de adequação do ideal de liberdade a realidade e vice e versa e a carreira política tanto como deputado ou como escritor do sociólogo francês Tocqueville. Em um segundo momento ela apresenta o embasamento do filósofo que, em sua maior parte era histórico e teórico. Histórico pois Tocqueville era contemporâneo dos acontecimentos dos quais escrevia e refletia. Teórico pois havia clara influência de filósofos pioneiros no assunto.

A questão industrial: Na sua viagem, Toqueville assistiu à democratização de uma sociedade e à industrialização (massificação) da cultura. A massificação da cultura foi paralela à emergência das sociedades industriais. Sem menosprezar as qualidades da democracia, Tocqueville constatou que, no geral, se verificava um empobrecimento da cultura nas sociedades industriais e democráticas relativamente à das sociedades aristocráticas.

Reflexão da Era Jacksoniana: A autora apresenta uma longa reflexão sobre o governo do então presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson.

Jackson é retratado como uma figura altamente influente e símbolo da democracia em seu país e é responsável por uma política extremamente igualitária, totalmente oposta ao que observamos no século XX e XXI.

Na sua viagem pelos Estados Unidos Tocqueville viu a grande revolução social que era idealizada pelos franceses, diferentemente do que ocorria na Europa, nos Estados Unidos cada cidadão tomava parte ativa do governo na sociedade.

O homem comum naquela país havia compreendido a influência que a prosperidade geral trazia para a sociedade. O homem comum assumiu o papel da prosperidade e passou a olhá-la como algo público, o homem do povo trabalhava para o bem do Estado.

Como bom observador Tocqueville percebeu a ascensão de futuras economias americanas e o eixo político que havia entre elas e não se prendeu somente a Londres e Paris. Tocqueville viu em primeira mão, a construção de um continente por uma população pioneira. Tocqueville previu, como duas conseqüências negativas no Jacksonianismo materialismo excessivo e um novo tipo de tirania, opressão da maioria

Célia Galvão demonstra várias vezes que Tocqueville não tinha um comportamento de homem político, a sua produção intelectual e escrita era mais vasta apesar de defender diversas vezes que a atividade humana mais importante deveria ser agir na esfera pública, agir politicamente:

“Desde sua primeira eleição como deputado preferia se colocar solitariamente nos

assentos que eram definidos, na Câmara, como centro-esquerda. Aliás, depois do golpe de

Luis Napoleão, ele próprio reconheceu que havia se saído muito melhor na sua produção

escrita, sobretudo no que se referia à elaboração de análises de realidades, do que em seus

discursos e atividade política. Enfim, havia sido melhor intelectual, sociólogo, historiador e

analista político, do que homem político”

[…]

“mostrar

como a atividade mais importante de qualquer ser humano é a atividade da política, na sua

conotação do público e universal, ou seja, aquela atividade que se exerce no espaço público”

Tocqueville estava enganado quando achava que território era sinônimo de poder, quando a autora demonstra:

“Aproximando-se muito das análises

de Montesquieu sobre a possibilidade da democracia vir a se desenvolver melhor em países

de menor extensão territorial, Tocqueville argumenta que, pequenos países não podem

prosperar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com