TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diferenças Entre As Revoluções Francesa E Americana

Casos: As Diferenças Entre As Revoluções Francesa E Americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.598 Palavras (11 Páginas)  •  9.572 Visualizações

Página 1 de 11

As principais diferenças entre as Revoluções Francesa e Americana

A Revolução Americana de 1776 teve suas raízes na assinatura do Tratado de Paris, que, em 1763, finalizou a Guerra dos Sete Anos.

A Revolução Americana foi, na sua origem, um movimento de resistência e de revolta contra o domínio britânico, mais concretamente contra a forma como esse mesmo domínio foi exercido nas colônias norte-americanas no período que se seguiu à Guerra dos Sete Anos.

Declaração da Independência dos EUA “Washington atravessando o Rio Delaware, Retratado em 1851 por Emanuel Leutze do General G.Washington durante a Guerra da Indepêndencia dos EUA”.

A Revolução Francesa de 1789 faz parte do contexto das Revoluções Burguesas que promoveram a superação do feudalismo no mundo ocidental.

A Revolução Francesa foi influenciada pelas ideias do iluminismo e pela Independência Americana e suas causas podem ser divididas em quatro grupos: políticas, sociais, economicas e intelectuais.

A Liberdade Guiando o Povo, por Engène Queda da Bastilha em 14 de julho de 1789 Delacroix

Ambas as guerras foram iniciadas por injustiças das monarquias e inspiradas pelas ideias iluministas, e da Revolução Francesa foi, em grande parte, inspirada na Revolução Americana.

As duas guerras diferem em alguns aspectos fundamentais:

- A Revolução Americana foi uma revolta das colônias contra um rei estrangeiro, enquanto a Revolução Francesa foi uma revolta das classes mais baixas dentro de seu próprio país.

- Na Revolução Americana, o cidadão modelava as instituições; na Francesa, eram as instituições que modelavam o cidadão.

- As duas trazem uma forma política própria: a Revolução Francesa opta pelo Estado-nação, enquanto a Americana faz opção pela comunidade política, isto é, a sociedade civil. De um lado, o Estado-nação vela a diferença, de outro, a comunidade política, que se constitui de pessoas partilhando valores civis e objetivos comuns, abre espaço para o a diferença.

- A Revolução Francesa consiste em um evento espetacular da modernidade. O movimento introduziu um novo padrão para a política, ligado ao conceito de necessidade, possibilitando aparecer à novidade e o popular na cena pública.

- A questão social passou a significar para todas as revoluções, exceto para a Americana, o problema mais urgente de ser resolvido politicamente.

- Em um estado de miséria e necessidade, “a multidão acudiu ao apelo da Revolução Francesa, inspirou-a, impulsionou-a para frente e, levou-a a destruição, pois essa era a multidão dos pobres”. Quando ela emergiu no cenário da política, com ela surgiu à necessidade. O resultado foi que “o poder do Antigo Regime tornou-se impotente e a nova república nasceu morta”.

- Ao universalizar a igualdade, a Revolução Francesa trazia um problema para à política, que consistia na indefinição do que fazer com o “não cidadão”.

- A Revolução Americana, ao não restringir os direitos civis, foi vitoriosa exatamente onde a Francesa fracassou, ou seja, na tarefa de fundação.

- A Revolução Americana contou com um contexto histórico favorável, ocorrendo em um país que desconhecia a difícil situação da miséria popular e entre um povo que tinha larga experiência de autogoverno.

- Já o erro da Revolução Francesa consistiu na convicção de que a lei e o poder emanavam de uma só e mesma fonte - o povo -, expressando unanimemente que ‘a lei é expressão da vontade geral’.

- A Declaração de Independência dos EUA, publicada pelo Congresso em nome das colônias, contém uma referência aos direitos naturais e inalienáveis da humanidade, como fundamento de todo o governo e que o direito do povo a mudar essa forma de governo provém, logicamente, desses direitos.

- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, na França, foi fundamentada essencialmente no jusnaturalismo, afirmando-se que todos os homens nascem com estes direitos, dando, com isso, um caráter universal aos direitos declarados.

- A Declaração dos EUA continha em seu movimento o anseio sincero de libertar o homem da arbitrariedade dos governantes e da insanidade das tiranias, e entregar-lhe a liberdade de conduzir-se a si mesmo no caminho para felicidade.

- A Declaração da França expressou os interesses de uma classe, a burguesia, ansiosa para desprender-se das amarras oriundas de regulamentações e entraves governamentais, que prejudicavam seus investimentos e lucros.

- Através de sua história, a Revolução norte-americana avançou para um objetivo fixo e definido.

- A Revolução Francesa nunca teve um objetivo definido e em vez de avançar numa direção, dirigindo-se para o objetivo estabelecido, precipitou-se tumultuosamente em milhares de direções.

A diferença decisiva entre as duas revoluções consistiu na herança histórica. A americana foi uma monarquia limitada e a da França foi um absolutismo.

Considerando que uma revolução é predeterminada pelo tipo de governo que ela banir, quanto mais absoluto o governo, tanto mais absoluta será a revolução que o substituir.

2º Relatório Parcial

O objetivo deste relatório é argumentar que as diferenças entre a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da França, resultam da formação histórica particular de cada uma.

Com base no assunto estudado entendemos que as duas são as principais declarações de direitos, ambas lutaram pela a liberdade, mas com características próprias, especialmente quanto à natureza dos direitos reconhecidos.

A independência dos Estados Unidos serviu como um ponto de referência no processo político e econômico que resultou no fim o antigo regime. Por causa disso desenvolveu-se na América do Norte um tipo de regime político renovado: a República, baseada na democracia representativa.

A Revolução Americana contou com um contexto histórico favorável, ocorrendo em um país que desconhecia a difícil situação da miséria popular e entre um povo que tinha larga experiência de autogoverno.

A Revolução Francesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com