TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discussão Teórica Sobre a influência de Hegel na História

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  2.827 Palavras (12 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 12

A Razão na História

Uma Introdução Geral à Filosofia da História

Introdução de

Robert S. Hartman

I. O significado de Hegel para a História......... 9

Ele foi um filósofo que decididamente mudou a História.

Não podemos dizer que ele foi o pioneiro, pois muitos já haviam exposto suas ideias antes dele. Como Platão, Aristóteles, Hobbes, Locke, Rousseau e tantos outros. Mas uma frase de Ernest Cassirer (outro filósofo Alemão, Judeu, Professor em Hamburgo) diz, “nenhum outro sistema filosófico exerceu uma influência tão forte e tão duradoura na vida política como a metafísica de Hegel.... Não há um único grande sistema político que tenha resistido à sua influência.”

Mas que não foi aceito por todos, sua filosofia gerou desavenças nos meios acadêmicos e social por ter sido usada de forma errônea pelos ativistas da época, assim como foi feito posteriormente com a Ideologia Marxista... Deixaram de olhar diretamente para a filosofia em si e passaram a criticar somente o uso desordenado que estavam fazendo de suas ideias. O mesmo Cassirer, sugeriu em estudo, uma hipótese de que as lutas dos russos e dos alemães eram frutos da divisão entre ESQUERDA e DIREITA resultante da escola de Hegel.

Período turbulento que ele viveu: Nasceu em 1770 e faleceu em 1831; foram 61 anos de acontecimentos marcantes pra formação ideológica dele e para toda História da humanidade.

Em 1770, Maria Antonieta se casava com o Frances herdeiro ao trono, uma jogada de poder político que ajudaria na Revolução Francesa 19 anos depois e na Morte por execução da então Rainha Maria Antonieta que foi um dos principais símbolos da revolução.

Ainda de 1770, o Grande Napoleão, estava aprendendo a andar, não passava de um simples Bebê; ou seja, Hegel acompanhou toda trajetória, conquistas e derrotas do Imperador, que faleceu em 1821.

Nesse período a República Norte-Americana se tornava uma potência entre os demais países do mundo, graças à seus navios super velozes que percorriam os sete mares.

Hegel era considerado o filósofo mais racional e mais religioso de todos, e graças as interpretações de suas ideologias, desencadeou pelo mundo dois movimentos totalmente opostos, irracionais e irreligiosos – O Fascismo e o Comunismo.

O Segredo de sua influência é o seu método dinâmico, abrangendo cada vez mais fenômenos e regiões amplas dentro de sua moldura sistemática. Vale lembrar que ele não foi o inventor de nada, também buscou uma fonte na Filosofia grega, mais precisamente em Heráclito de Éfeso, um filósofo anterior à Sócrates, que é considerado o “Pai da dialética”. O que ele fez foi apenas modificar o método, resultando em uma visão mais ampla de Mundo.

O sistema hegeliano foi introduzido a todos os grandes acontecimentos históricos e espirituais de seu tempo e posterior a ele. Mas ele classificou a crueldade da Revolução francesa como abstrações lógicas descontroladas. Quando aconteceu uma nova tentativa de revolução na Alemanha por parte de jovens estudantes, Hegel foi chamado para transmitir à esses jovens a evolução das realidades sociais e políticas para que com sua filosofia ele apaziguasse aquela desordem eminente. Por mais de dez anos ele ministrou aulas aos jovens, aos oficiais e funcionários do governo, e por isso ele se tornou o Pai da revolução do século XX (devido as interpretações populares de suas ideias filosóficas) e o apaziguador da revolução do século XIX (fazendo o uso das mesmas ideias, porém sendo expostas por ele mesmo)

Mas Hegel não inspirou apenas as revoluções e guerras... O Espírito da filosofia de Hegel é bem menos autoritário do que ele é representado em suas consequências. Ele também foi a inspiração do “profeta da democracia norte-americana, Walt Whitman. Numa versão poética da visão hegeliana Whitman eleva o valor humano, moral e natural das coisas, assim como de todo ser vivente com suas características.

Mas temos um Filósofo renomado na Prússia, Immanuel Kant, que tinha uma visão bem parecida com a que Hegel adotou, a diferença é que Kant acreditava que a faculdade das coisas é mais relevante que a sua própria natureza. Hegel apenas aplicou mais do espírito na história. Para Kant não é Deus, mas a Natureza, que tem desígnios para os homens na história. Sua destreza não usa o grande homem ou a grande paixão histórica, mas todas as pequenas paixões que estão dentro de nós, através das quais ela nos instiga a encontrar um modo de viver pacificamente em conjunto na sociedade. A História é a autodeterminação da ideia em progresso, ou o espírito em progresso. A Tese presentada na introdução diz que é o avanço da liberdade. Essa ideia já era afirmada por Kant muito antes de Hegel. “o progresso na consciência da liberdade”. Esta Kant é precisamente a formulação de Hegel. Ela apareceu no ensaio de quando Hegel tinha quatorze anos de idade — a mesma idade que tinha Karl Marx quando Hegel morreu. Futuramente isso seria fundamental em sua marca na história da filosofia, pois apesar de paradoxal, o filósofo mais idealista se tornou o “Pai da filosofia materialista” pelas mãos de Marx.

Daí começa a o embaralhado de ideias, que é o entender da frase: “A ideia se desenvolva no espaço e tempo!” A unidade cósmica do mundo em todas as suas manifestações naturalmente é a essência da concepção de Hegel.

Hegel concebeu seu método, “uma ciência de puro pensamento” que, nas palavras de um escritor moderno, deveria “desenvolver uma filosofia política sem precedentes...” o historiador deve conhecer a dialética da Ideia para aplicá-la à história.

O historiador deve conhecer a DIALÉTICA da ideia para aplica-la à história. Tanto para Marx como para Hegel, e também para Kant, a história é um processo impessoal. O indivíduo histórico é tanto para ele como para Hegel apenas o expoente de forças históricas: ele não faz a história, ele a executa.

Marx adotou de Hegel a ideia de processo e progresso, a dialética, a prioridade do coletivo sobre o individual. Fazendo com que individual se torne irrelevante no processo, rejeitando o Teológico, metafísico e resumiu a DIALÉTICA em um princípio de revolução econômica e política. Aplicou a dialética a realidade, enquanto Hegel aplicou à todos os aspectos; afunilou a dialética para um foco bem definido e deu-lhe uma força notável. Como consequência de livrar-se de alguns “ornamentos” metafísico do sistema hegeliano, eles também se livram de algumas das verdades fundamentais da existência humana, especialmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com