TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dom Bosco: Qual era sua missão?

Por:   •  28/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 6

ESCOLA SALESIANA SÃO JOSÉ

Curso Técnico em Eletroeletrônica

Felipe Souza Santos Madeira

Matheus Lucas Gaino

Dom Bosco: Qual era sua missão?

Campinas

2017

Felipe Souza Santos Madeira n°05 – 1TEL

Matheus Lucas Gaino n°23 – 1TEL

Dom Bosco: Qual era sua missão?

Trabalho de Pesquisa em dupla apresentado para a disciplina de Metodologia Ciêntifica solicitado pelo Prof º A. J. Santana para obtenção de nota relativa ao 1º Semestre de  2017.

Campinas

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

 

  Nesse trabalho iremos falar sobre Dom Bosco, principalmente sobre qual foi a sua missão. Qual eram os objetivos de Dom Bosco enquanto vivo, se ele era uma boa pessoa e se os seus conceitos eram bons para a sociedade.

  Iremos também citar como Dom Bosco iniciou as unidades salesianas e se as pessoas que frequentam essas unidades conhecem qual foram os seus objetivos ao criar essas unidades de ensino. Iremos argumentar sobre o método preventivo que Dom Bosco criou para os jovens.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 QUEM FOI DOM BOSCO?

 

  Dom Bosco foi um sacerdote católico italiano que dedicou sua vida aos jovens. Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na Itália em uma cidade chamada Becchi. Sua família era composta por camponeses pobres, perdeu seu pai com apenas dois anos.

  Cresceu com uma mãe que trabalhava muitos para sustentar os seus filhos, porém, Dom Bosco tinha um irmão mais velho que era violento, isso fez ele sofrer um pouco.

  Dom Bosco com o coração enorme que tinha, tirava as crianças menos afortunadas da rua, evangelizando-os e ensinando a eles uma profissão.

                                   

Figura 1: Dom Bosco em sua fase adulta.

[pic 1]

Fonte:    

2.2 A influência da sua mãe

  A mãe de Dom Bosco era analfabeta, porém, tinha sabedoria e fé. Ela foi a principal motivação para sua vida, que fez com que ele tornasse a grande imagem que ele é hoje.

  Diante de tantas dificuldades, a desistência nem passou pela cabeça de Dom Bosco, pois sua mãe sempre o incentivou a seguir o caminho do amor e da paz de Cristo.

2.3 A missão de Dom Bosco

  No meio da jornada de Dom Bosco, ele estabeleceu uma missão para cumprir, com o objetivo de ajudar os jovens ao seu redor.

  A missão era muito clara: disponibilizar os seus conhecimentos intelectuais e pedagógicos para formar cidadãos, que encarem o futuro com esperança e fé e que acreditem na capacidade humana de superação.

Figura 2: Dom Bosco conversando com os jovens.

[pic 2]

Fonte: <www.dombosco.net>

  Dom Bosco tinha a visão de manter a solidez, credibilidade e respeito, expandindo sua ação educativa e pastoral para regiões mais carentes onde faltavam recursos. 

  2.4 Objetivos da missão de Dom Bosco

  A missão de Dom Bosco por ser uma obra feita com puro amor e caridade, tinhas os seus objetivos para cumprir para que tudo desse certo.

  Os objetivos eram realizar atividades socioeducativas que envolvam mobilização de comunidades, com o principal objetivo de educar e ajudar os jovens necessitados que precisassem mais do que nunca dessa ajuda.

  Também tinha como objetivo aplicar o sistema preventivo, para que os jovens se tornassem bons cidadãos futuramente.

2.5 Acontecimentos no decorrer da missão

  Dom Bosco foi um homem de grande coração, focou toda sua jornada para ajudar os jovens. No meio dessa jornada, aconteceram alguns fatos que valem a pena citar.

2.5.1 Dom Bosco na prisão

  Ninguém gosta de frequentar a prisão, com Dom Bosco não foi diferente nesse quesito, pois a prisão é um lugar sujo e desonesto. Mas deixando tudo isso de lado, Dom Bosco tinha um objetivo ali naquele local e nada iria pará-lo.

  Ao entrar no ambiente, o padre viu até mesmo crianças de 11,12 e treze anos naquele local, isso era uma imagem que partia o coração de Dom Bosco. Continuou seguindo firme com o seu objetivo, pregar a palavra para aquelas pobres crianças.

  Com aquela cena das crianças na cabeça, veio a grande questão. Se alguém tivesse pegados essas crianças e educados elas antes, elas não estariam atrás das celas. Isso agregou muito no fato da missão de Dom Bosco, fazendo com que ele quisesse cada vez mais cumpri-la.

Figura 3: Dom Bosco na prisão

         [pic 3]

 Fonte: <www.dombosco.net>

   

  2.5.2 Dom Bosco vai as ruas

    Quando Dom Bosco chegou a Turim (Capital do reino Piemonte ‘’Cidade-Problema’’), era um padre novo e foi recebido muito bem pelos colegas. Recebeu então um convite para passear pelas ruas de Turim.

  O centro de Turim era consideravelmente lotado, tinham vários vendedores com voz agudas vendendo suas mercadorias, muitas pessoas que iam e vinham, barbeiros que cantarolavam e muitos sons que se misturavam no ar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (791 Kb)   docx (729.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com