TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado de História 5 período Unopar Ensino Fundamental

Por:   •  17/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 11

faculdade PITáGORAS UNOPAR

 HISTÓRIA LICENCIATURA

José Rafael de Andrade

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II - HIS

Nossa Senhora da Glória

2021

izabele cristina souza andrade

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO curricular obrigatório i: ensino fundamental ii - his

Relatório apresentado à Faculdade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio curricular obrigatório I: Ensino Fundamental II – HIS da Licenciatura em História.

Nossa Senhora da Glória

2021


SUMÁRIO

1 LEITURA OBRIGATÓRIA..........................................................................................5
2 PROJETOS POLÍTICOS PEDAGOGICOS (PPP)...........................................................6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC...........8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRA-
-TIVA E PEDAGÓGICA...............................................................................................9
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS......10
6 PLANOS DE AULA..................................................................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................13
REFERÊNCIAS...........................................................................................................14
ANEXOS...................................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Mesmo com a adaptação do estágio para o momento em que vivemos, como alunos do da educação à distância, podemos nos basear de maneira coerente, não apenas como professores, mas também, alunos, quando se trata de mudanças drásticas do ensino e aprendizagem, falando não apenas das mudanças didáticas, mas também rotineiras da vida pessoal que acarreta em bons ou maus frutos.

O discente quando abrange toda sua vida pessoal, mesmo na infância, já advém com seus problemas e dificuldades mundanas, a mudança de turma gera certa insegurança não só pelo fato do seu desenvolvimento cognitivo, mas também pelos fatos sociais. O seguinte relatório abordará problemas quais observei em algumas visitas em campo e também sobre o desenvolvimento didático dos alunos baseando-se em seus avanços cognitivos.

A formação de uma posição do aluno para com o acontecimento drástico da mudança no âmbito escolar, o leva a uma nova responsabilidade imposta tanto pelos familiares como pelos educadores, a necessidade de cobrar uma posição mais madura e posições sociais que se remetem ao estudado nos primeiros anos do ensino fundamental II, gerará uma pressão que por ser nova, pode acarretar em um problema de atrofiamento ou mau desenvolvimento em sala, seja com um aspecto de vergonha em interagir ou na não capacidade de acompanhar o material e informações passadas pelo professor.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O primeiro fato qual devemos deixar claro é que a formação do professor pode sim o levar a uma capacidade de administrar uma boa aula, porém nem todos tem a competência de produzir um bom conteúdo. Maneiras de interagir com o aluno tem uma necessidade drástica de ser pensada e repensada. Em sua maioria, devemos nos ater a cada indivíduo, cada unidade que compõe o grupo, vejamos; Se cada discente ali presente tem seu cognitivo desenvolvido a partir dos seus conhecimentos pessoais, então devemos nos ater ao simples fato de que cada um desenvolve-se da sua maneira e em seu tempo, cabe ao professor vigente, como autoridade didática da sala, observar e traçar o perfil de cada um, gerando assim maneiras de abordagem mais eficiente.

Apresentar um contexto histórico, acontecimentos e conclusões dos fatos, não é tão simples, realmente um dos problemas mais difíceis de resolver é a escassez do conteúdo dos livros didáticos, que por sua vez, não abrange todo o acontecimento de maneira imersa, mas sim, rápida e direta, isso não gera apenas  pouco conhecimento, mas também um desinteresse dos alunos que não se atentarão aos reais fatos que acomunaram para que a história o considere tão importante e como o passado afetou o presente em que vivemos, um assunto exemplar é a Civilização Egípcia, onde é necessário não apenas a compreensão histórica, mas também memorativa do assunto.

Assim adentramos as questões da memória e da história, uma vez que a memória foi devidamente esclarecida em sala de aula, exemplos podem ser levantados para que o aluno perceba as diferenças existentes entre ela e a história, e para que ele possa identificar o seu uso tendo em vista o reforço de interesses políticos, ideológicos ou econômicas de determinado grupo ou época. Mas, o que é memória? – Uma aula sobre história e memória pode começar com um questionamento prévio sobre o que os alunos compreendem por memória; A memória não é a mesma coisa que lembrança, uma vez que esta remete a uma experiência individual de um acontecimento. Aquela, por sua vez, não é necessariamente uma experiência individual, pois pode reproduzir uma visão do passado compartilhado (coletiva) e que nem todos os membros que partilham dela vivenciaram. Dessa forma, a memória é uma construção que pode ser transmitida para gerações seguintes.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O projeto Político Pedagógico (PPP) também é um documento obrigatório como o regime escolar, e que deve seguir a legislação brasileira para a educação. Diferentemente do regime, que tem caráter normativo, o PPP tem função pedagógica. A partir dele são definidos os objetivos e a missão educacional da escola. O PPP precisa guiar as ações dos profissionais e ser flexível. O que permite que esteja sempre atualizado. Da mesma forma, deve representar a identidade da escola para que norteie todas as suas decisões. Assim, ele deve trazer informações importantes como: Os dados da escola e da equipe gestora, a missão da instituição e seus princípios, os dados de ensino e aprendizagem, o contexto das famílias dos estudantes, o plano de ação e os recursos disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (154.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com