TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  3/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  1.171 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

JESSICA TAYOMARA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

Gouveia

2016

JESSICA TAYOMARA DE OLIVEIRA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:Doris Caroline Neves Presser Ozawa

Tutor de sala:Sônia Maria de Araújo

Gouveia 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

2 ROTINA OBSERVADA

3 REFERENCIAL TEÓRICO

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

Neste relatório, serão apresentados os resultados e documentações relativo às atividades desenvolvidas no estágio curricular obrigatório no ensino fundamental realizado no 7° periodo do curso de pedagogia.

O estágio foi realizado no periodo matutino, do dia 14 de março a 1 de abril na escola municipal João Baiano. As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio (observação das aulas e intervenção) e um treinamento para o futuro exercício na carreira de professor.Enquanto estamos, estudando apenas as teorias, não temos idéia do que e estar frente a uma classe com vários alunos,onde cada uma dessas crianças tem uma peculariedade,ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado, e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.

Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado na escola municipal João Baiano, situado na zona rural Camelinho da cidade de Gouveia . A empresa e de natureza pública e já existe a 89 anos.

Ela atende as crianças e jovens do camelinho,as turmas ofertadas são de 1° ao 5° e 7° ao 9 °ano.

O espaço é composta por 8 salas de aula,1 cozinha, 1 refeitorio,4 banheiros para alunos, 1 para professores,uma diretoria, uma quadra ,uma biblioteca e uma sala para professores.

Na escola os professores do ensino fundamental, alguns são formados em pedagogia outros tem magistério,já os do ensino médio tem pós graduação em suas áreas especificas.

2 ROTINA OBSERVADA

Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental teem a mesma rotina,seguem um planejamento anual montado pelas supervissoras de todas as escolas do municipio de gouveia, seguindo os eixos tematicos propostos pela secretaria de educação do municipio. Aparti desse documento as professoras fazem seus pranejamentos diarios.

O ano e dividido em 4 bimestres e no final decada bimestre os alunos são avaliados em cada matéria.

Os alunos tem 5 horários de aula por dia ,cada horario de 50 minutos e um recreio de 15 minutos.A aula começa as 7 horas, o recreio e de 9 horas e 30 minutos as 9 horas e 45 minutos, pos isso retornam a aula que se ensera as 11 horas e 25 minutos.

Pelo o que foi observado por mim todas as professoras seguem o planejamento e os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, contextualizados de acordo com a realidade/vivência dos alunos. Elas proporcionam momento de pintura, atividades de campo, horta,videos e filmes de acordo com a matéria, momentos para colorir ,desenhar, ler e contar histórias de livros ou de própria vivencia etc. Os alunos demostraram muito carinho pela suas determinadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com