TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  7/7/2016  •  Dissertação  •  2.543 Palavras (11 Páginas)  •  1.827 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

POLLIANA HENEMBERG, 347994, 2016/02

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURITIBA

2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

POLLIANA HENEMBERG, 347994, 2016/02

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Básica: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

CURITIBA

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1 Plano de Ação 6

2.2 Plano de Aula 10

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

4. REFERÊNCIAS 14

5. ANEXOS 14

1. INTRODUÇÃO

Na formação de um docente há diversas situações extremamente relevantes para que o mesmo possa exercer sua profissão, além de conhecer o conteúdo a que se propõe ensinar, é de fundamental importância o conhecimento do mercado de atuação.

Para adquirir tal conhecimento o docente pode contar com uma disciplina exclusiva que permite a inserção do mesmo na área educacional, sendo este o estágio supervisionado, o qual propõe uma visão expansiva da teria em relação à prática do ensino, permeando assim em seu cognitivo a escolha e adaptação de sua forma de trabalho.

A visão do docente em formação se aplica de forma direta em uma autoavaliação e estabelecimento de sua forma de trabalho, gerando assim a compreensão de seus pontos fortes e ponto de melhorias.

Pela contextualização da disciplina de estágio, o docente em formação passa a avaliar o mercado de atuação, bem como a interação com alunos, formando assim uma co-participação do ensinar e do aprender. A forma de trabalhar desta co-participação pode ser das mais diversas, sendo cada indivíduo único e exclusivo na forma de pensar e agir.

O presente estágio foi realizado na cidade de Araucária, estado do Paraná, entre os meses de Abril e Maio nos estabelecimentos de ensino: Centro Municipal Educação Infantil Primavera e Escola Municipal Elírio Alves Pinto.

No CMEI Primavera foi realizada a etapa 1 – Educação Infantil do estágio, sendo observado a rotina dos alunos de uma turma Pré II, o desenvolvimento das aulas, e a aplicação de atividades. Na Escola Municipal Elírio Alves Pinto foi realizada a etapa 2 – Ensino Fundamental do estágio, em que a turma acompanhada foi de 1º ano, lá foi realizado o papel de observação e aplicação de um plano de aula e estudo das metodologias usadas pela professora regente.

Por meio do estágio é que o docente vai analisar todo o processo de ensino, observando e planejando medidas para serem desenvolvidas com os alunos e tendo participação das mesmas. Serve para reflexão sobre as práticas pedagógicas observadas e a partir da qual podem ser extraídas problematizações que iniciará à pesquisa ao ensino, desenvolvendo uma atitude investigativa imprescindível ao educador contemporâneo. Finalmente, tende-se que como decorrência deste processo de observação e análise crítica, se torne possível propor e realizar propostas de intervenção que fazem relação ao processo de ensino-aprendizagem.

2. DESENVOLVIMENTO

O Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI tem um projeto político pedagógico, de educar as crianças passando noções de higiene, socialização, conhecendo o mundo em que vive por meio do lúdico, proporcionando momentos divertidos e levando ao aprendizado, tem contato com diversos materiais, trabalha-se a autonomia do aluno, realizam-se brincadeiras e atividades trabalhando as datas comemorativas e assim as crianças vão assimilando tudo a sua volta, aprende com a interação do meio que está inserida. A escola preocupa-se muito com o bem-estar e crescimento educacional, e não apenas um local para que os pais deixem seus filhos para irem trabalhar, mas há um projeto pedagógico. Todos os anos têm um projeto que é elaborado durante o ano com as confecções de trabalhos feitos pelos alunos e as crianças aprendem muito com estes projetos.

O estágio realizado fortaleceu a relação entre a prática e a teoria e mostrou que ambas precisam andar juntas e por meio da prática pude aprimorar meus conhecimentos, compreendi as fases de desenvolvimento da criança, observando a maneira destas crianças em idades diferentes.

Em relação a didática, pude constatar a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças de educação infantil, a maneira de como falar com a criança e de se por em frente aos problemas que surgem, organização das aulas a serem dadas. Como um profissional deve se portar nas brincadeiras, ensinar as crianças a brincarem, mas sem fazer bagunça. Aqui entra as teorias de Wallon e segundo ele, as crianças devem ser estudadas na sucessão das etapas de desenvolvimento caracterizada pelos domínios de afetividade, do motor e do conhecimento, entendidos como sendo desenvolvidos primordialmente pelo meio social, ou seja, trabalhará a interação, afetividade, companheirismo. O professor de educação infantil tem um papel muito importante na vida da criança no futuro, tudo que a criança aprende ou vê ficará na sua lembrança e atitudes. Compreendi por meio da prática, como se faz um plano de aula e quais atividades deve ser aplicadas e as estratégias utilizadas para isto e que ao decorrer do ano o plano de aula pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com