TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICAS E PROJETOS DO ENSINO INFANTIL

Por:   •  17/1/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

       CIBELE SALGUEIRO RODOLFO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PRÁTICAS E PROJETOS DO ENSINO INFANTIL

SÃO JOSÉ DO RIO PREO

2018

CIBELE SALGUEIRO RODOLFO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO INFANTIL

Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão do curso de Pedagogia de Educação Infantil sob a orientação do(a) Professor(a) Kethi Cristina do R. Squecola Alexandre

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2018

INTRODUÇÃO

        Neste trabalho será abordado a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, que nos permitirá observar e vivenciar a prática em conjunto com a teoria que é apresentada aos alunos do curso de Pedagogia, sendo de uma importância imensurável para a formação acadêmica e profissional dos futuros docentes.
        A Educação Infantil é um importante avanço na sociedade para a criança, esta não tinha lugar na sociedade de antigamente, sendo vista apenas como uma miniatura dos adultos. O papel da criança na sociedade era aprender como ser um adulto, imitá-los, visão que mudou com o passar do tempo, agora sendo vista como um ser que necessita de cuidados e de orientação pedagógica. Tendo ganhado seu lugar na sociedade, as crianças passaram a ter seus direitos reconhecidos e assegurados por leis. Um de seus direitos foi a educação infantil, que passou a ser assegurada por lei a partir da Constituição Federal de 1988, onde prevalece segundo a LDB nº 9394/ 96 como a primeira etapa da Educação Básica. A LDB nº 9394/96 busca assegurar esse direito as crianças de 0 a 6 seis anos de idade, preocupando-se em fornecer um ensino gratuito.
        O estágio foi realizado em uma turma de MI, com crianças de 2 a 3 anos, na creche Beatriz de Carvalho Seixas, localizada na cidade de São José do Rio Preto-SP, sob a direção de Kátia Aparecida Fróes Fortunato.

Identificação

Nome do estabelecimento: Creche Beatriz de Carvalho Seixas EM
Endereço: Rua José Domingues Neto, nº 220, Bairro Vila Toninho, Município de São José do Rio preto-SP
Telefone: (17) 3238-1486
Instituição mantenedora: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto-SP
Nome do diretor: Kátia Aparecida Fróes Fortunato

DESENVOLVIMENTO

Análise do Projeto Pedagógico da Escola

        A concepção de educar, cuidar e brincar é fundamentada nas diretrizes. A creche compreende a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar, visando a complexidade e as particularidades de cada criança. Compreende-se que educar implica cuidar e oferecer brincadeiras pensadas para aquelas crianças em particular, de forma que possa propiciar o desenvolvimento e a aprendizagem.
        A relação professor-aluno é marcada pelo respeito, compreensão em razão das diferenças, afeto, respeito de direitos e deveres de ambas as partes, e troca de conhecimentos, buscando uma relação saldável entre todos. O número máximo de criança por sala é 30, sendo 15 crianças de 3 anos para cada adulto, e 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos para cada adulto.
        Os alunos são avaliados individualmente, não obtendo uma avaliação modelo para todos, essa avaliação é feita em forma de diagnóstico. Nesse diagnóstico os professores relatam o desenvolvimento e as dificuldades observadas em cada aluno. São feitos três diagnósticos, no início, no meio, e no final do ano.
        Os conteúdos são divididos em campos de experiência, de acordo com o BNCC. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. São divididos em: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e tranformações.
        Os projetos são desenvolvidos pelo professores em datas específicas, ou de acordo com algum tema que desejam trabalhar com os alunos. Tendo teatros, apresentações de dança, contação de história com fantoches, integração dos alunos com os adultos e com outras salas, etc.
        A adaptação visa o bem-estar da criança,  os professores estipulam um horário para os pais buscarem a princípio, e conforme vão observando os avanços da crianças vão alongando os horários de busca. É observado pelos professores se a criança se sente confortável com o entorno, se está se alimentando, se consegue dormir, entre outras coisas.

Análise crítica do ambiente físico, em relação à ação pedagógica

        A escola apresenta um ambiente adequado à proposta pedagógia e para as crianças. Ela conta com um espaço amplo que contém oito salas de período integral, sendo quatro salas de maternal I, duas salas de berçário I e duas salas de berçario II, todas adequadas para quantidade de crianças e para as atividades realizadas em sala. Contém, também, sala do diretor, secretaria, sala dos professores. O pátio, lugar onde são servidas as refeições dos alunos, é devidamente coberto e espaçoso, sendo o lugar onde estão dispostas, também, as motocas e o pula-pula. Conta com um ladrilho e com um parque. Como a escola já teve salas de maternal II, alguns brinquedos do parque não são muito adequados para as crianças menores que frequentam a escola, fora isso está tudo de acordo e adequado para as crianças. A biblioteca não é de acesso aos alunos, somente aos professores. Não há salas ambientes e os cantos temáticos são organizados de acordo com as professores de cada sala, não sendo algo fixo.

Características da gestão escolar

        A gestão escolar conta com a diretora e os docentes, não tendo coordenadora ou vice-diretora. Os profissionais da educação tiveram uma participação ativa na elaboração da proposta pedagógica e regimento escolar, dando suas opiniões para que fosse de comum acordo para todos.
        A creche passou a ter um conselho escolar recentemente, estando em fase de adaptação, portanto, não tendo muita participação em tomadas de decisão por hora.
        Toda a comunidade escolar é beneficiada por esses documentos, sendo elaborados visando todas as partes, e considerados e respeitados por estas. A gestão preza por toda a comunidade, tomando os documentos com seriedade e não como apenas uma exigência legal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com