TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Obrigatório Unopar III Gestão

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        CRÍTICA AO ARTIGO “GESTÃO ESCOLAR”        7

2        REGIMENTO ESCOLAR / PPP        8

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        9

4        PLANO DE AÇÃO ESCOLAR        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

BIBLIOGRAFIA        15

INTRODUÇÃO

O presente ano de 2020 tem alterado a vida de todos em vários aspectos e aparentemente muitas coisas mudarão a partir destes tempos, tanto na questão de como nos relacionamos um com os outros, o método que utilizaremos para adquirir conhecimento e até mesmo na questão profissional. Infelizmente por conta da fatídica pandemia de Covid-19 que afetou o mundo não foi possível que eu fizesse o estágio de forma habitual e eu tive que fazer este relatório sem ao menos pisar em uma escola de ensino infantil/fundamental/médio e até superior.

Mesmo com um prazo diferenciado e o cronograma alterado, com o auxilio total do ensino a distância (EAD), que não foi necessário que nenhuma atividade fosse interrompida fazendo que o tempo de curso não seja comprometido. Entretanto, fico também muito penalizado, pois acredito que a matéria “Estágio Curricular Obrigatório” é de suma importância na vida acadêmica do aluno, já que com ela o aluno adquire a experiência prática da profissão do magistério, cria laços sociais com seus colegas e compreende as práticas das instituições.

Nada obstante, neste relatório, foi possível estudar sobre a Gestão Educacional e sua finalidade, sua história, como é aplicada, por quem é aplicada e como podemos usa-la na prática. É uma oportunidade também de conhecer outros setores da escola além do magistério, pois a Gestão engloba parte Administrativa, Pedagógica, Financeira e de Eficiência. Elas precisam estar todas em sintonia para o bom funcionamento das instituições de ensino.


  1. CRÍTICA AO ARTIGO “GESTÃO ESCOLAR”

Os autores do artigo “Gestão escolar e democratização da escola: Desafios e possibilidades de uma construção coletiva” iniciam o texto como muitos outros autores que tratam do tema nos levam; uma visão muito positiva a respeito de todos os adventos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n°9.384/96.

A lei criada nos princípios da Constituição Federal de 1988 é referida não só por ser a lei que dá “direito a educação”, mas porque também definiu responsabilidades entre o estado e a educação. É posto em contexto pelos autores que em meio a repressão dos anos 1980 questões relacionadas a qualidade da educação não eram postas em pauta e apenas com a redemocratização do país estas questões puderam ser questionadas. O texto discute o valor da “qualidade de educação” almejada pela lei, algo que pelos autores torna-se discutível, posto que, segundo eles a qualidade é um “fenômeno complexo, abrangente e que envolve múltiplas dimensões.”

Em 1990 Conferência Mundial de Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia, foi o estopim para vários movimentos em relação a educação. O mundo clamava por mais “qualidade de educação” e assim surgiram outros eventos a partir daquele período. Em 1996 foi publicada no Brasil a nova LBD e a gestão educacional teve um grande desafio; Com a descentralização do sistema educacional os profissionais da educação tiveram que de adequar às novas normas.

O Projeto Político Pedagógico (PPP), uma obrigatoriedade às escolas imputada pela nova LBD de 96 foi de suma importância para que a gestão escolar ocorresse de forma correta, para que a instituição tivesse identidade e valores. O PPP é um trabalho de todos, um documento de trabalho integrado entre o coordenador pedagógico, orientador educacional, o gestor e em conjunto com os professores, alunos e funcionários. Algo que está sempre mudando conforme as necessidades da instituição, como descrito no artigo.

 Os autores falam sobre a Gestão Democrática, até reconhecem ser utópica, citando Vitor Henrique Paro, principalmente quanto à ideia de democratização usando o exemplo da eleição de diretor da escola, mas abandonam a ideia quando admitem que os cargos, na maioria das vezes, são distribuídos por indicação.


  1. REGIMENTO ESCOLAR / PPP

1 - O Projeto Político Pedagógico é um documento de aquisição obrigatória a escola que é um conjunto de normas e regras que definem o funcionamento da mesma. Neste, está contido toda a identidade, as metas, objetivos e os meios que serão utilizados para concretiza-los.

O Regimento Escolar é o documento é feito para orientar durante o ano letivo e por isso deve ser um documento formal, mas ao mesmo tempo acessível aos pais e até mesmo aos alunos. Como abrange a toda a comunidade escolar e afeta a todos os setores da instituição de ensino deve ser elaborado por todos, desde os gestores, professores, pais e funcionários.

Ambos os documentos devem conversar entre si e não podem ser estáticos, devem estar em constante variância de acordo com a mudança do quadro de professores, inovações metodológicas e outras necessidades da instituição.

2  -  O Projeto Político Pedagógico deve conter as informações de caráter de identidade da instituição, métodos de ensino e métodos de avaliação. Os tópicos principais abordados no PPP são: Missão da escola, com seu objetivo; Contexto da instituição; Projeto Pedagógico; Currículo Escolar; Forma de Avaliação; Método de Ensino; Modelo Pedagógico; Corpo Docente; Gestão e Plano de Ação, entre outros.

No Regimento Escolar os temas abordados são inúmeros, normas de matrícula, horários, regras de utilização de espaços, sistema de controle de frequência, uniforme, transferência de alunos, condições de aprovação de reprovação e muitas outras normas e regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com