TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnocentrismo: Filme “Tempos Modernos”

Por:   •  6/11/2018  •  Abstract  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Etnocentrismo:  Filme “Tempos Modernos”

A sociedade tem enraizado o etnocentrismo, desta pespectiva surgem os tipos de preconceitos, de imposição cultural, assim a não aceitação de grupos que não é o o grupo ao qual se pertence, gerando o sentimento de estranheza daquilo que não pertence ao “eu”, que faz parte da cultura do “outro”.

O que podemos destacar do filme Tempos Modernos, é a ótica etnocentrica utilizada por Charles Chaplin, pra se fazer entender a menssagem ao qual ele quer entregar a quem assiste ao filme. O olhar sobre os personagens principais do filme, como da visão social etnocentrica, de estranheza aos persongens colocando-os como o “outro”, que não os identifca como pertencentes ao grupo que está atento às suas diferenças.

Podemos destacar como caracteristica utilizada para essa visão, a imagem de loucura, para que quem assista veja do olhar do “eu”, da sociedade que julgam  os persongens principais, por não se enqudrarem nos padrões impostos, o “outro” é louco.  

Quando Chaplin, quer questionar as condições de trabalho que eram precárias e muito pesado, ele se põe na condição de louco para que vejamos como a sociedade encara os trabalhadores, e acima de tudo aqueles que questionam  e não se conformam com o sistemal ao qual faz parte. A outra personagem, também é retrada com o olha louco ao roubar alimentos para si e suas irmãs que passavam fome. Observamos ao longo do filme que o personagem de Chaplin não atende as espectativas em nenhum trabalho ao qual se candidata e depois descobre que sua vocação era ser artista fugindo novamente das imposições sociais.

O Etnocentrismo nesse filme é retratado através de uma ótica daqueles que não aceitam o outro. Essa pespectiva de olhar sobre o mundo é caracterizado por só que faz parte da cultura ao qual se pertence, ao mundo ao qual vive é belo, é correto e deve ser o melhor jeito de viver, e tudo aquilo que não pertence ao conjuto de regras ao qual se segue, é errado, é ruim, e deve ser influenciado pelas vivencias que se acredita ser certa. Podemos observar que o etnocentrismo é a não aceitação daquila ao qual não se pertence, não se acredita, não se vivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com