TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto Formação do Terceiro Mundo de Ladislau Dowbor p. 46-52

Por:   •  2/5/2019  •  Abstract  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: AMÉRICA II – PROFª. PATRÍCIA PINHEIRO
ALUNA: MARIANA DA SILVA MARQUES
FICHAMENTO 1 - TEXTO 10

  • DOWBOR, Ladislau. A Expansão Imperialista (Fins do séc. XIX e início do séc. XX). In:__. Formação do Terceiro Mundo. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984. p. 46-52.
  • No livro A Formação do Terceiro Mundo, Ladislau Dowbor, no capítulo A Expansão Imperialista (fins do séc. XIX e início do séc. XX), o autor aborda o domínio dos países do norte sobre a industrialização e a tecnologia e, em consequência disso, a supremacia destes frente aos países do sul. Inicialmente, Dowbor trata da crescente capacidade produtiva da região Norte e a decorrente necessidade de se incorporar os países da região sul a esse sistema econômico, de modo a mantê-lo funcionando. Países como Brasil e Chile, citados pelo autor, tem suas estruturas “modernizadas” exclusivamente em prol da produção do Norte. Assim, é colocada também a questão da exploração de colônias por esses países em ascensão. As regiões da África, como exemplifica Dowbor, por não serem suficientemente vinculadas a Europa, passam a ser exploradas diretamente em seus territórios, deixando de ser fornecedoras de escravos. Ao contrário, a América Latina, estruturada desde sua formação em favor das necessidades externas, é, durante o século XIX, colonizada de modo “indireto”. Dessa forma, o autor observa que o imperialismo, identificado durante o fim do séc. XIX e início do XX, é apenas uma forma de fortalecimento das formas de exploração praticadas por parte dos países desenvolvidos desde o século XVI. Posteriormente, Ladislau Dowbor menciona as teorias, surgidas no final do século XIX, que estudam a economia do chamado “Terceiro Mundo”. O autor cita os clássicos, que se preocupavam em destrinchar as transformações causadas pelo sistema capitalista e os neoclássicos, que acreditavam no capitalismo como o sistema “final” de organização social e econômica. Dowbor coloca, também, o surgimento da contra-teoria, a qual aborda a exploração imperialista pelo viés dos países subdesenvolvidos. Ao concluir o capítulo, o autor expõe que as transformações ocorridas no sentido de modernizar as regiões do Terceiro mundo foram estruturadas em benefício das necessidades econômicas do Norte. Enfatiza que tais modernizações, quando ocorridas, já estavam sendo superadas com o desenvolvimento do capitalismo. Por fim, Dowbor problematiza o subdesenvolvimento, colocando a seguinte questão: o mesmo é um problema ocorrido por conta de técnicas ultrapassadas ou por conta da forma e do objetivo pelos quais tais técnicas são utilizadas?  
  • A ideia central do texto é examinar de que maneira o imperialismo de fins do séc. XIX e início do séc. XX explorou os países subdesenvolvidos em prol das necessidades econômicas das regiões desenvolvidas, às quais o mesmo servia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com