TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Tempos Modernos

Por:   •  30/4/2016  •  Resenha  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

Tempos Modernos

O filme Tempos Modernos retrata a época de uma grande crise econômica na América, a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929 (onde já havia ocorrido a Revolução industrial e já usava-se as máquinas). A crise se resulta por que os EUA estavam animados com a 1ª Guerra Mundial, pois estavam vendendo muitos produtos industrializados para a Europa que estava acabada após a guerra. Estavam lucrando muito com a aceleração da produção, mas a Europa começava a dar a volta por cima e a comprar menos, e os EUA a produzir em excesso, então veio a superprodução, pois a Europa já não tinha interesse nos produtos americanos. Muito produto e pouco comprador. Com a superprodução, diminuíram o ritmo e a produção nas indústrias, com isso veio o desemprego.

Com a Revolução Industrial vieram muitas mudanças, tais como: a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado, a produção e uso de máquinas, artesão passou a ser operário, aceleramento da produção e inovações tecnológicas. Com todas essas mudanças, veio também a Divisão do Trabalho que foi uma forma de organizar a sociedade no meio industrial, determinando a cada operário sua determinada função. Está explicito no filme, no momento em que Carlitos de tanto fazer o movimento repetitivamente na máquina, não consegue parar de repeti-lo. Carlitos trabalha ao lado de mais dois operários em uma única máquina, onde cada um exerce a sua função, fazendo assim, uma organização, uma aceleração na produção. Só que nessa divisão ouve uma controvérsia, pois adiantavam a produção, mas os operários trabalhavam em torno de 14 a 18 horas por dia, em péssimas condições, recebendo pouco, correndo riscos, quase uma escravidão, sendo que muitos dormiam em serviço e muitas vezes morriam em acidentes com as máquinas.

Com a falta de emprego e as greves nas fabricas os operários se aglomeravam e faziam manifestações pedindo emprego, mas também pedindo liberdade, melhores condições de trabalho, os operários protestavam para que tivessem direitos, e mesmo assim eram presos. Carlitos foi até preso em uma dessas manifestações por pegar uma bandeira vermelha que tinha caído e saído acenando para devolver a bandeira, quando atrás dele vinham os manifestantes, e ele foi preso por estar com a bandeira e especularem que ele seria o líder do comunismo.

Há uma cena em que Carlitos ver o anúncio de que as greves haviam acabado e vai à procura de emprego na fabrica, ao chegar havia uma massa de trabalhadores a procura de emprego, a procura de um modo para viver, Carlitos consegue ultrapassar os outros operários e consegue o emprego. O trabalho dura um dia, pois a fábrica entra em greve novamente, por conta da crise.

Na cena em que Carlitos é preso por não está empregado, isso aconteceu por que na época existia o crime de Vagabundagem, toda pessoa que não exercia nenhuma função na sociedade era “vagabunda”, ou seja, todos tinham como obrigação trabalhar, de mulheres a crianças, a sua mulher ao final do filme é presa pelo mesmo motivo e por ter fugido do orfanato. Comportamentos estimuláveis ou punidos pela sociedade afim que o individuo se integrasse, obedecesse. O funcionalismo, as regras, funções impostas pela sociedade, e quem não as cumprisse era punido. E eles tinham que trabalhar para poder se manter mesmo recebendo tão pouco. Carlitos sonhava em ter uma casa bonita, boa comida, trabalhando e de bem com a vida, um pensamento de muitos trabalhadores, mas com as condições que eles trabalhavam era quase impossível alguém subir na vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com