TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grécia e Roma: Uma Reunião de Conhecimentos

Por:   •  10/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 12

* GRÉCIA E ROMA ANTIGA

(ANTIGUIDADE OCIDENTAL CLÁSSICA/ IDADE ANTIGA)

! Quando a Grécia já estava em seu apogeu (500 ou 400 a.C.), a Roma ainda estava engatinhando como civilização.

Eram próximas geograficamente, Roma então começou a se espelhar na Grécia e começar a absorver alguns elementos. Os romanos adotam então a visão onde o homem está no centro do universo, esse elemento aparece com frequência nas artes e escritas.

Ambas eram politeístas, acreditavam em vários deuses, com nomes diferentes para cada.

Ambas tinham como base da civilização o escravismo e a participação do público na política e leis escritas, avançando para ampliar a representatividade dos cidadãos. Diferente da Grécia, Roma não era uma democracia.

1. GRÉCIA ANTIGA:

Chamada de Hélade pelos gregos antigos (que se autodenominavam “helenos”), era um território fragmentado politicamente em cidades-estados (unidades politicas soberanas e independentes). O que unia esses fragmentos para formar uma só Grécia era a cultura (religião, costumes e língua).

Como civilização começou a se desenvolver a partir de 1100 a.C., e sua história deu-se até 146 a.C., quando foi dominada pelos romanos. Deixou heranças importantes até os dias atuais, principalmente no ocidente/ cultura ocidental.

Haviam centenas e centenas de comunidades que afirmaram sempre a sua soberania, então em nenhum momento no mundo antigo houve uma nação ou território nacional único regido por uma lei soberana que se tenha chamado Grécia. É inadequado o uso de conceitos modernos, como nação ou estado nacional no estudo sobre a Grécia antiga, que vivia sobre outras formas de organização social e política.

A grande marca dos gregos foi o desenvolvimento da pólis, as cidade-estado, compreendia uma área urbana, algumas vilas e uma área rural onde a população se ocupava das atividades agropastoris. As duas principais foram Atenas e Esparta, cada uma representando um modelo de atuação reconhecido.

Mitologia:

O primeiro homem foi criado com argila pelo gigante Prometeu, que animou sua criatura com o fogo roubado do Olimpo. Zeus, indignado, acorrentou Prometeu ao alto do Cáucaso, onde um abutre lhe deveria dilacerar constantemente o flanco. Depois, tentou Zeus aniquilar a obra de Prometeu, destruindo o gênero humano por meio de um dilúvio.

Mas o filho de Prometeu, Deucalião, salvou da inundação um barco. Quando as águas baixaram, ele povoou a terra atirando pedras por cima de seu próprio ombro. De cada uma dessas pedras nascia um homem.

Um destes homens foi Hélen, que teve dois filhos, Doros e Eólios, e dois netos, Íon e Aqueons. Destes descendem os quatro grandes grupos de gregos: dórios, eólios, jônios e aqueus.

Gregos:

Os gregos da Antiguidade foram sempre um povo disperso. Penetraram em pequenos grupos no mundo mediterrânico e, mesmo quando se instalaram, permaneceram desunidos na sua organização política.

Possuíam uma natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses da cidade com celebrações, festividades e sacrifícios, nos altares a eles dedicados.

Localização:

Região fixada na Península Balcânica (grande porção de terra no sudeste da Europa) estendendo-se pela Península do Peloponeso e por diversos locais ao longo da costa do Mar Mediterrâneo, com vários povos e culturas diferentes em comunidades independentes. Localizada especificamente nas regiões: Península Balcânica (na Europa, a Grécia Continental), ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular), litoral da Ásia Menor (Grécia Oriental/ Asiática, atual Turquia), e ao sul da Itália (Grécia Peninsular/ Magna Grécia).

Haviam então gregos não somente em toda a extensão da Grécia atual, como também no litoral do Mar Negro, nas costas da atual Turquia, na Itália do sul, e na Sicília oriental, na costa setentrional da África e no litoral mediterrânico da França.

80% do território grego é formado por montanhas, enquanto o restante é formado por planaltos e planícies. O solo da Grécia é rochoso e impróprio para a agricultura (pouca fertilidade do mesmo), servindo mais para a criação de animais. Possui uma grande quantidade de prata, cobre, argila e mármore, que eram utilizados na manufatura e troca de alimentos.

Seu clima seco com raras chuvas e poucas áreas férteis destacaram a pecuária. Seu litoral recortado e a existência de diversas ilhas possibilitou o desenvolvimento da navegação e construção de bons portos.

O resultado dessas características foi um isolamento de grupos humanos e maneiras diferentes de desenvolvimento.

1. PERÍODOS DA HISTÓRIA GREGA:

i. Período Pré-Homérico (2000-1200 a.C.):

Começam a surgir as primeiras cidades, comércio e navegação.

Corresponde ao momento de formação do povo grego e nele se destaca a existência das civilizações cretense (ou minoica) e micênica, assim como a fusão cultural desses diferentes povos que habitaram as regiões da Grécia Continental e Ásia Menor.

Houveram duas migrações importantes no território grego chamadas de diásporas, a primeira foi a chegada de povos indo-europeus por volta de 2000 a.C., chamada de Invasão Dórica. Eles eram formados por tribos de povos violentos e conquistadores: jônios, aqueus, eólios e dórios que ao chegarem à Grécia, depararam-se com uma grande civilização já desenvolvida, os cretenses (ou minoicos).

As civilizações cretense e micênica tinham assim precedido as cidades-estado famosas da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta. Vamos ver mais sobre cada civilização:

Civilização cretense ou minoica (2000 a.C. – 1400 a.C.):

Também chamada de civilização minoica em razão do lendário rei “Minos”, que teria governado tal civilização, não se sabe se ele existiu, se era uma dinastia, ou o título dado aos reis de Creta. É uma civilização pouco conhecida pelas poucas informações que se tem dos trabalhos arqueológicos.

Foram um povo que surgiu na Ásia Menor (atual Turquia) e que migrou para as ilhas que existem no Mar Egeu, sendo Creta a principal delas. A cidade-estado que comportou o centro da civilização cretense foi Cnossos.

a) Economia: Em Creta (uma ilha), sobreviveram da agricultura e da criação de animais desenvolvendo laços comerciais marítimos de venda de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com