TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEBREUS - CONTEXTO HISTÓRICO

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Bernardino Monteiro
Aluna: Verônica Gonçalves da Silva Sedano
Turma: 1ª ETAPA EJA
Professor: Jonathan

Quem Foram os Hebreus?

   Os Hebreus eram povos semitas, ou seja, composto por famílias de vários povos que compartilham as mesmas culturas, são conhecidos também como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma história marcada por migrações e pelo monoteísmo que é a doutrina religiosa que defende a existência de uma única divindade.

Origem

   Fazendo parte de uma das civilizações mais importantes da antiguidade os hebreus são originários da mesopotâmia, porem se estabeleceram e viveram no oriente médio.
Eram nômades, portanto viviam a procura do solo favorável para a criação do seu gado. Foram para a palestina, mas lá ocorreu uma grande seca, então migraram para o Egito onde começaram a ser escravizados e foram libertados por Moisés através da divisão do mar vermelho fugindo para a Palestina.


Economia

   Quando eram nômades dedicavam-se à pecuária, retornando a Palestina e tornando-se sedentários passaram a ser agricultores, artesãos e comerciantes.

Religião

   O povo hebraico seguia o Judaísmo, cultuavam Javé e a sua religião é baseada nos 10 mandamentos escritos por Deus.

Sociedade

O governo dos Hebreus são classificados em três períodos:

Patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó

Juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel

Reis: Saul, Davi e Salomão

   Após a morte do rei Salomão a Palestina foi dividida em dois reinos devido a revolta do povo sobre os altos impostos, formando 10 tribos de Israel e por 2 tribos de Judá. Anos depois os reinos foram conquistados por babilônios e assírios. Séculos depois Jerusalém é destruída e os judeus são obrigados a dispersar-se. É a conhecida Diáspora Judaica.

Herança Cultural

   A civilização hebraica influenciou largamente a civilização contemporânea. Os hebreus construíram grandes palácios e templos, o maior deles foi o Templo de Jerusalém, que foi destruído pelos romanos, dele sobrando apenas um muro, o qual atualmente é conhecido como o Muro das Lamentações que compõe o Patrimônio Mundial da Humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com