TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DAS SOCIEDADES

Por:   •  21/4/2016  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho visa apresentar detalhadamente alguns aspectos inseridos nas questões apresentadas pelo docente e as respectivas respostas pelo estudante.

Está estruturado em perguntas e respostas apresentadas nas seguintes unidades: introducao ao estudo da historia das sociedades, padrões culturais, exaltação da nova época bem como a influencia do ferro sobre os banto.

 É um trabalho de carácter avaliativo, a que fazer alusão as consultas bibliográficas e reflexões individuais sobre o Ecossistema de terra.

INTRODUCAO AO ESTUDO DA HISTORIA DAS SOCIEDADES.

1a) Quais são as principais formas de organização social?

R% As principais formas da organização social encontramos duas partes distintas que são grupos sociais e agregados sociais.

  • Grupos sociais, estes subdividem-se em duas partes que são: primários e secundários;

Os primários subdividem-se em permanentes e estáveis;

Os secundários subdividem-se em permanentes, transitórios e instáveis.

  • Agregados sociais nestes encontramos; multidão, publico e massa.

b) Dentro das organizações sociais das sociedades primitivas detalhe a  diferença entre homens e mulheres.

R% Dentro das sociedades primitivas as mulheres dedicavam-se a actividades de recolecção e cuidar das crianças ao passo que os homens trabalhavam na caça e a pesca.

6. Os grupos sociais subdividem-se em primários intermédios e secundários.

a) Caracterize os primários.

R% Os primários caracterizam-se por serem compostos por indivíduos da mesma linhagem podendo estes permanentes ou estáveis.

PADRÕES CULTURAIS

  1. Estabeleça a diferença entre endoculturação e incultuculturação.

R% a diferença entre a endoculturação e inculturação é de: endoculturação é o aprendizado da própria cultura ao passo que inculturação é um dialogo continuo entre fé e cultura ou culturas.

 

EXALTAÇÃO DA NOVA ÉPOCA

  1. Fale da importância da mão da função locomotora e do domínio do fogo para a pré-história.

R% A mão possibilitou o fabrico de utensílios que materializavam a inteligência, desenvolvimento do centros sensitivos e motores. Sendo que com o fogo o homem primitivo iluminava a caverna aquecendo seus ocupantes, bem como para a sua defesa, com o fogo o homem dissipava o medo e durante o aquecimento, estimulava a vida social, que é importante para o progresso e eclosão  da inteligência e da linguagem ao mesmo tempo que desenvolvia a vontade de comando.

6.  o sistema cultural africano  propriamente dito inicia e se consolida a partir da época em que o ferro chega na região da grandes florestas e nos grandes lagos, vindo atingir a áfrica subsariana no século III. Sustenta esta afirmação a partir do seu conhecimento da história dos banto.  

R% O trabalho deste metal teria facilitado a produção agrícola, graças ao aperfeiçoamento das ferramentas, e permitido aos bantos estabelecerem o seu domínio sobre os povos das regiões nas quais eles se instalaram. O principal defensor desta teoria, C. C. Wrigley, afirma que os bantos eram uma minoria dominante, especialistas da caça ao javali, constantemente ganhando novos adeptos [...] graças ao seu fabuloso prestígio como provedores de carne, lançando sem cessar novos grupos de aventureiros em todas as direcções, até o ponto em que a totalidade do subcontinente austral conheceu o uso do ferro e pôs-se a falar o banto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com