TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX

Por:   •  13/10/2015  •  Monografia  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................2

3CONCLUSÃO.......................................................................................................... 2

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................2

IMPERIALISMO NO SÉCULO XIX

INTRODUÇÃO

O texto mostra uma visão por vezes vagas, com textos não muito objetivos, que nem sempre pode ser compreendido pelos leitores. No entanto, fazendo uma boa analise é possível encontrar pontos semelhantes, como: o uso do pensamento ou ideia de se autogovernar, da concepção corporativa da sociedade como ferramenta ético-teórica para a compreensão da organização da sociedade como colonial na América lusa: como também o de redes governativas na organização e domínio do império ultramarino. É importante destacar que são fragmentos de textos inacabados, sujeitos a critica, o que acaba gerando debates e conflitos de opiniões.

DESENVOLVIMENTO

A América Lusitana, em virtude de seu grande crescimento já foi comparada a grande Babilonia, em menos de dois séculos, teve o aumento de 100.000 em 1600 para 1.500.000 habitantes em 1766, principalmente a população negra que era contrabandeada do continente africano e assim forçada ao trabalho escravo. Esta “Torre de Babel”, Nordeste como era chamado a costa, com milhões de quilômetros de ilhas vastamente povoada, como o recôncavo baiano, litoral de Pernambuco e cercanias da Guanabara – tão distantes uma da outra como Lisboa de Berlim, contudo certamente deu certo, visto que a grande Babilônia se transformou numa sociedade organizada segundo o Antigo Regime. Assim se formou a monarquia pluricontinental com diferentes culturas e idiomas, vivendo sob os preceitos da mesma monarquia católica , porem, nem sempre partilhavam dos mesmos sistemas e práticas costumeiras de organização familiar e de transmissão de patrimonio. Uma das marcas da monarquia pluricontinental é que nela a coroa e a primeira nobreza viviam de recursos oriundos não somente da Europa, mas do ultramar, das conquistas do reino.

Desde a década de 1970, alguns trabalhos vêm questionando o “esquematismo excessivo” na história do Brasil colônia. Com base uma economia escravista. No caso, a sociedade brasileira se resumiria em senhores e escravos, e colônia seria um simples corolário da expansão mercantil européia. No século XVII, o Estado do Brasil, apesar do Tribunal da Relação da Bahia, ainda era organizado por uma estrutura administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com