TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impacto do Colonialismo em Africa

Por:   •  28/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  12.216 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

1. Introdução 1

2. Impacto do Colonialismo em África 2

2.1. Impactos Positivos 2

2.2. Impactos negativos 3

2.3. Ao nível sociocultural 4

3. O significado do colonialismo em África 4

4. Conclusão 6

5. Referências bibliográficas 7

1. Introdução

O trabalho apresentado tem em vista fazer uma abordagem ampla e abrangente em torno de um dos marcos históricos que implicou uma série de ruptura para o continente africano. o impacto do colonialismo em África, factos de destaque no descrever do processo de colonização em África, fazendo menção dos impactos deste marco histórico na vida dos povos que por muitos e longos anos estiveram sob total controlo económico, cultual, social e administrativo do colono.

1.2. Objectivos

1.2.1. Objectivo Geral

Estudar do impacto do colonialismo em África

1.2.2. Objectivos Específicos

 Identificar as causas do colonialismo em África;

 Descrever as consequências do colonialismo em África;

 Indicar as consequências negativas e positivas do colonialismo em África.

2. Impacto do Colonialismo em África

A questão da dominação colonial em África tem merecido os mais contornáveis debates da história de África. Alguns africanistas como L.H Gann, Peter Duignain e C. Lloyd e outros. Afirmam em geral que a influência do colonialismo em África trouxe benefícios e, na pior das hipóteses, que esses não foram prejudicais a África. Para eles, a colonização proporcionou uma gama de infra-estruturas pela qual assentaram as novas administrações nascidas com as independências africanas, nomeadamente:

• O aparelho administrativo;

• A rede de estradas e ferrovias;

• O sistema de telecomunicações;

• O serviço básico de educação e de saúde.

Apesar de dialéctica que nos é apresentada, uma questão está clara. O colonialismo trouxe consequências de cariz política, económico sociocultural que podem ser como positivas, logo, benéficas ou então negativas, prejudiciais.

2.1. Impactos Positivos

Ao nível político

Ao nível político o primeiro impacto foi a instauração de um grão maior de paz e de estabilidade. Após a ocupação colonial e a implantação dos vários aparatos administrativos, guerras de expansão e de resistência.

Outros aspectos ao nível político que pode-se considerar positivo, é o novo ordenamento geopolítico dos modernos Estados africanos que se matem até actualidade. Embora esses territórios tivessem sido criados arbitrariamente e artificialmente, foi desta forma que surgiram Estados modernos independentes em África.

No entanto, no Congo, por exemplo, este processo levou ao surgimento de estados com superfícies diferentes, como foi o caso do Congo belga cuja superfície é maior que do Burundi e Ruanda (territórios franceses).

Ao nível económico

O escoamento de matérias-primas em bruto para a europa e de produtos manufacturados para a África obrigou a montagem de uma rede de estrada, portos, aeroportos e ferrovias. Ainda a criação de uma rede de telecomunicações, com telégrafos e telefones. Com as relações laborais e a existência de trabalhadores assalariados introduziu-se em África a economia monetária que desempenhou um papel catalisador nas relações comerciais entre a europa e África. Foi a partir desta realidade económica que foram instaladas em África redes bancárias e que se desenvolveram hábitos consumistas, que tendem agravar-se nesta fase em que o mundo vive globalizado.

Registou-se também a emigração e imigração entre países africanos, em busca de melhores condições de vida ou na fuga as difíceis condições e exploração como foi o trabalho forçado ou o pagamento dos impostos.

2.2. Impactos negativos

Os aspectos negativos mais marcantes de todo o sistema colonial foi a perda da soberania e independência política e económica dos africanos. Estes perderam direito de traçar planos de desenvolvimento para os seus países, bem como de participar na tomada de decisões porque apenas o governo colonial é que ditava as regras e governação. Portanto, os africanos impedidos de exercer a sua cidadania no seio dos próprios países.

Outro aspecto negativo foi o subdesenvolvimento do continente africano e a desorganização do sistema social político e económico das sociedades africanas. Várias comunidades e grupos étnicos e culturais foram divididos pelas fronteiras artificiais, milhares de riquezas africanas foram pilhadas e milhões de pessoas mortas arbitrariamente.

Foi instituído um sistema judicial que relegou para um plano secundário das leis africanas, embora tenha permitido a integração dos africanos no sistema judicial internacional inspirado no direito romano.

2.3. Ao nível sociocultural

Com a colonização, em algumas colónias, como as portuguesas deu-se a aculturação das populações africanas, “a assimilação das raças ditas inferiores, por cruzamento, pela religião cristã, pela mistura dos elementos mais diversos, mesmo a liberdade do acesso as mais altas funções do estado na europa”, esta situação levou ao esmagamento das tradições culturais africanas a favor da cultura ocidental.

A educação ministrada para as populações ditas indígenas contribuiu bastante para implantar a educação ocidental e retardar o pensamento intelectual dos africanos, ensinando-os apenas o saber-fazer para servir os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com