TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUTERO EDUCADOR

Por:   •  27/5/2015  •  Artigo  •  6.209 Palavras (25 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 25

LUTERO EDUCADOR: FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA LUTERANA

Alexsandro Pedroso da Silva[1]

Alexpedroso2000@hotmail.com

Orientador: Adnilson José da Silva

prof.adnilson@ig.com.br

RESUMO: A Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, desencadeou mudanças conjunturais que alcançaram à área educacional. Tais alterações não ficaram restritas à região da Europa, que foi palco dos acontecimentos deflagradores e consolidadores da Reforma, mas se instalaram também no Brasil principalmente através da imigração alemã. Por esses motivos, este artigo constitui como importante pesquisa na área da História da Educação. O trabalho aqui proposto enfoca a Pedagogia Luterana desde suas bases político-pedagógicas, fazendo um resgate histórico de sua trajetória das orientações assinadas pelo próprio Martinho Lutero. São fontes de pesquisa, documentos históricos e a literatura pertinente ao tema para incluir a discussão no campo educacional onde A reforma Protestante e Lutero  tornam-se um movimento Educacional. .      

Palavras-chave: História da Educação; Reforma Protestante; Pedagogia Luterana.

INTRODUÇÃO

Pretende-se analisar nesta pesquisa quais foram as propostas pedagógicas no contexto do movimento da Reforma Protestante de Martinho Lutero (1483 – 1546). Monge da ordem de Santo Agostinho, e apresentá-las em defesa da Reforma do ensino secundário e das universidades, da criação de escolas de educação elementar que esteja no alcance da população, e a trajetória da educação luterana. E ainda que as concepções de Lutero sobre a educação cristã estão evidentes em todos os seus escritos, quando este ataca os problemas sociais e religiosos, aconselhando o povo como deveriam ser reestruturados.

Para isso trabalha-se com dois textos principais de Lutero que registram a sua preocupação com a educação escolar: a primeira uma carta escrita “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha para que Criem e Mantenham Escolas Cristãs: Obras Selecionadas V. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, 1995. E a segunda “Uma Prédica para que se Mandem os Filhos à Escola”.  Obras Selecionadas V. São Leopoldo: Comissão Interluterana de Literatura, 1995.  

Este trabalho pretende analisar os textos principais já citados acima em seus contextos histórico, demonstrando que juntamente com a Educação Católica (jesuítas), a educação protestante também teve a sua participação e importância, e que a Reforma Protestante não levantava apenas a bandeira da religião, mas sim, de uma estrutura social ainda mais complexa que precisava de uma reconfiguração.

Portanto, analisa-se um breve histórico da vida de Martinho Lutero e como esse se tornou um divisor de águas para a história da religião mundial. E ainda observa-se o pano de fundo e a necessitada proporcionada para uma reestruturação da Alemanha através da reforma protestante e ainda observarmos que na Alemanha a independência da Igreja Católica Romana nasceu com a reforma, porém, a estrutura e reorganização se deram través da educação confessional de Lutero.

BREVE HISTORICO DE MARTINHO LUTERO

Para compreender a Reforma Protestante[2] é fundamental conhecer a vida de Martinho Lutero, que fora determinante em sua reflexão e pregação. Nascido em 10 de novembro de 1483, de uma família pobre (minerador), porém muito preocupada com o trabalho e a educação (direito e clérigo), se formou Bacharel em Direito em 1505, e foi ordenado sacerdote em 1507, se formando em Teologia em 1509. Assumiu como professor de Teologia em Wintternberg na Alemanha e em 1515 ministrou o curso da Epístola aos Romanos. [3] 

Lutero era um reformador religioso, com uma compreensão social e educacional mais elevado do que os outros. Pois, para ele o mundo era um feixe social, onde várias áreas como: educação, religião e política se completam, sendo impossível analisar a sociedade isoladamente ou separadamente.  

A história da educação como a história da Igreja Católica da Idade Média, demonstra-se em determinado momento ter um relacionamento. Pois, a igreja Católica era a única responsável pela educação escolar e visava garantir a educação do clero. Falar da Igreja era comentar toda a estrutura social da Idade Média. [4] 

É comum ouvir a afirmação de que Lutero não queria romper com a igreja, mas sim reformá-la, colocando a religião com uma base que só encontraria na Escrituras Sagradas. Entretanto, sua contemplação de mundo foi se distanciando da corte clerical da Igreja Romana.

E com essa diferença de visão, Lutero iniciou sua pregação denunciando o "farisaísmo” [5] da religião cristã, e defendia a volta para as Escrituras [6], e o sacerdócio Universal de todos os Cristãos.[7] Em seus discursos encontra-se o desejo de presenciar uma grande transformação social e isso só se daria por meio de uma mudança religiosa, que era o coração da sociedade da Idade Média. Assim, percebe-se em seus escritos uma nova pedagogia que se fazia necessária ao novo espírito que iria ser fundamentada na Vontade ou escolha livre do ser humano.

Em seu artigo Arnout destaca que Lutero:

Sempre se viu como professor e pregador. Isso explica suas referências à educação e à escola, como também a configuração dos textos que escreveu sempre repletos de citações bíblicas e compostas em linguagem mais acessível e, não raro, configuradas como panfletos destinados ao combate intelectual e político. Ele tinha convicção de estar desempenhando um papel pedagógico na sociedade alemã de sua época. (ARNOULT, 2009, p.131).

Lutero nasceu em Eisleben – Saxônia oriundo de uma família pobre de camponeses. Hans, seu pai para cuidar dos sete filhos trabalha nas minas de cobre em Ansfild e a mãe, Margaret, além de ser responsável peças tarefas domésticas ainda apanhava lenha na floresta para vender e completar a renda da família. Trabalhar nas minas e recolher lenha na floresta são evidências de uma família da classe pobre, mas que era uma profissão que começava a surgir e dar condições de um crescimento financeiro. E foi assim que mais tarde Hans consegue pagar os estudos dos filhos. [8] 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (280.2 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com