TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias Educacionais

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  1.843 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Pedagogia -  Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

1. Rocha (2011) elaborou um quadro para melhor explicitar o paralelo histórico entre a EAD e perspectiva educacional, ou seja, concepção de prática pedagógica. Atualmente teríamos qual teoria de ensino na educação a distância? Identifique marcando um X na alternativa correta, (0.5).

( ) Empirista/ Racionalista A aprendizagem se dá por experiências mecânicas e acumulativas; com a maturação e pela descoberta (insight). Período do movimento escolanovista.

(  ) Tecnicista. A aprendizagem voltada para a prática com valorização da técnica. Lei 5.692/71 e a qualificação para o trabalho.

(X) Sócio construtivista. A aprendizagem se dá no grupo e mediante processo de equilibração. Teoria construtivista de ensino.

2. Para Moran (2010), Educação à Distância é:

A) no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o facilitador e o sujeito que aprende estão separados (no tempo e/ou no espaço);

B) a educação a distância é uma prática importante e não pode ser considerada como um “fast-food”. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo - de forma presencial e virtual;

C) é uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar essa comunicação;

D) um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional.

Assinale a opção correta. (0,5).

  1. As afirmativas A e C estão corretas.
  2. As afirmativas C e D estão corretas.
  3. Apenas a afirmativa B está correta.
  4. As afirmativas A, B, C e D estão corretas.

3. Após a leitura da aula 8, conceitue educação à distância. Mínimo de 4 linhas. (1.0).

Educação a distancia é uma forma de ensino e aprendizagem por meio de tecnologias que permitem o professor e alunos em ambientes diferentes, que faz parte do nosso cotidiano, e revolucionou o modo de vida das pessoas e a maneira de estudar, e com isso o crescimento da educação a distancia. E torna possível instruir um grande numero de alunos ao mesmo tempo, onde quer que estejam. E o aluno pode gerenciar o seu estudo e seus horários adequando ao seu tempo disponível.

4. Comente quais os desafios da educação à distância com a formação de professores para atuar com as novas tecnologias. Mínimo 4 linhas. (0.5).

Os professores vão precisar de um esforço que não é individual e sim coletivo, quando a escola propõe em sua formação possibilidades para a mudança de comportamento e de postura diante deste desafio. Os centros de formações precisam assumir essa responsabilidade para com a educação. As novas tecnologias vêm contribuindo para as mudanças das praticas nas escolas, pois elas demandam reorganizações das metodologias utilizadas, para que de fato ocorra a tão falada interatividade. Diante desse cenário os educadores estão percorrendo um caminho de critica e autocrítica das suas praticas docentes. A novidade gerada nesse momento é também esse exercício que estão tendo que fazer agora. Tarefa esta que não se faz de um dia para o outro, pois repensar a pratica educacional requer um esforço muito grande, já que é preciso inovar, abandonar velhos hábitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com