TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias educacionais

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia

Semestre: PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD

Professora: Maria Dolores Bortolança

Nome: Mariele Julia Marques do Amarante

RGM: 053.138.67

 

Atividade referente às aulas 7 e 8    Enviar no Portfólio 8   

  1. - Segundo Dalier (2009), conceituar Educação a Distancia é cada vez mais complicado. Explique. (0,5).

Visto que as constantes mudanças e inovações tecnológicas e suas implicações interferem na dinâmica dos processos educacionais e nos fazem agir com cautela, na tentativa de definir tal modalidade de educação.

As possibilidades de adesão a novas tecnologias e a incerteza quanto às implicações das rápidas e contínuas transformações facilmente vislumbradas no cenário da Educação a distância levam alguns a sugerir, até mesmo, o abandono do esforço de se propor uma definição de Educação a Distância. No entanto, não parece de todo despropositado revisitar algumas tentativas de conceituação de Educação a Distância, a fim de se verificar a pertinência da discussão sobre as concepções de tal modalidade educacional no momento atual.

  1. - Um resumo dos principais marcos da EaD no Brasil pode ser apresentado da seguinte forma: Assinale a alternativa FALSA (1.0).

(    ) 1923 a 1965 - A educação a distância surgiu e se desenvolveu por meio do rádio.

(   ) 1972 - Criação do Prontel - Programa Nacional de Tele-Educação - que fortaleceu o Sinred – Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

(  ) 1978 - Lançado o Telecurso de 2º Grau, pela Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP) e Fundação Roberto Marinho, com programas televisivos apoiados por fascículos impressos, para preparar o tele-aluno para os exames supletivos.

(  ) 1979 - Criação da FCBTVE - Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa/MEC; dando continuidade ao Curso “João da Silva”, surge o Projeto Conquista, também como telenovela, para as

últimas séries do primeiro grau; começa a utilização dos programas de alfabetização por TV - (MOBRAL), em recepção organizada, controlada ou livre, abrangendo todas as capitais dos estados do Brasil.

 (  X  ) 1923 a 1980 - A educação a distância surgiu e se desenvolveu por meio do rádio.

  1. - Comente sobre a aceitação no mercado de trabalho dos alunos formados na Educação a Distância. (0.5)

O aluno da EAD desenvolve habilidades e competências solicitadas pelo mercado de trabalho. Desenvolve habilidade no uso de novas tecnologias, autonomia intelectual, criatividade, etc.

É preciso que a formação de professores prepare o homem e a mulher para lidar com as especificidades do século 21. Para isso é fundamental entender que nesse contexto não basta somente ter acesso às novas tecnologias e a internet. É preciso analisar que neste momento o acesso a outras culturas, outras formas de educação se fazem presentes e o tempo todo estão sendo colocadas em evidência para a educação do Brasil. A formação de professores não pode simplesmente fugir desse contexto, é preciso aprender a lidar com ele, diante de uma realidade que também é específica, que é a sociedade brasileira e em especial a educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com