TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Didática e as Tecnologias Educacionais

Por:   •  19/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

Nome do/a aluno/a: Laércio de Jesus Café

Curso:  Letras - Libras para Licenciados

Disciplina:  Didática e as Tecnologias Educacionais

Nos últimos tempos, a exclusão social vem crescendo atrelada a muitos elementos, em virtude da revolução tecnológica porque o mundo passa, podendo agravar cada vez mais as diferenças entre locais, regiões, países, bem como entre ricos e pobres em um mesmo território. As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) que se desenvolveram nos anos 1970, seguindo nos anos 1990 em diante, com conteúdos da comunicação, utilizam-se da interação em redes para transmitir informações, com usuário interagindo em rede, com ações voltadas à informação e à comunicação. Muitas dessas tecnologias são computadores conectados à Internet, telefones celulares, que usando acesso remoto a redes para transmissão ou receptação de dados, além das tecnologias de captação e tratamento digital de imagem e de som. (COSTA, 1998)

As transformações na sociedade têm influência na velocidade das inovações tecnológicas verificadas na atualidade. A necessidade de acesso a tecnologias para o tratamento, a organização e a disseminação de informações é irreversível nas sociedades atuais. Nesse sentido, o surgimento de discussões sobre os impactos decorrentes das tecnologias nas dimensões social, econômica e política das populações de todo o mundo se tornou mais decorrente, inclusive voltadas ao combate à exclusão digital. (PEREIRA, 2000)

Dadas as múltiplas implicações na sociedade, a necessidade de promover o acesso às NTICs tem sido essencial. O processo de inclusão digital vem ampliando como conhecimento indispensável as futuras gerações. Como educador, tais ações consistem em fomentar tais parceiras para a inclusão digital na escola, atento a população menos favorecida; programas de formação e disseminação das NTICs, incluindo portadores de deficiência, equipamentos adaptados a escolas, bibliotecas, voltadas ao atendimento de todos os que necessitarem.(NERI, 2003)

Assim pode constatar que além de forma, precisamos mudar a contradição existente na nossa sociedade, do fato de excluirmos e não termos uma solução para as desigualdades e inclusão tecnológica nas escolas, mesmo com os inumeráveis avanços, a escola é deixada para trás no sentido de discutir as potencialidades e limites das novas tecnologias na promoção da inclusão social.

REFERÊNCIAS

COSTA, Alfredo Bruto da. Exclusões sociais. Coleção Cadernos Democráticos. Lisboa: Gradiva, 1998.

NERI, Marcelo C. Mapa da Exclusão Digital. Rio de Janeiro: CPS/FGV, 2003.

PEREIRA, Potyara A. P. Necessidades humanas: subsídios à crítica dos mínimos sociais. São Paulo: Cortez, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com