TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  14/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

MICHEL ANSELMO DE FREITAS PRETO RA 1630339

POLO SOCORRO/SP

2017


                                                                                                                                     

                                                                                                                                                                       Trabalho de Prática de Ensino: Projeto e Observação apresentado à Universidade Paulista – UNIP do curso de História, como um dos requisitos para a obtenção de aprovação nesta disciplina.

     1.INTRODUÇÃO………………………………………………………………..…5

             2.OBJETIVOS………………………………………………………………….......….6

        2.1.Objetivos Gerais…………………………………………………….....6

        2.2. Objetivos Específicos…………………………………………..…….6

      3. DESENVOLVIMENTO……………………………………………………….6

         3.1. Revisão Bibliográfica…………………………………………….…….6

                3.2. Procedimentos Metodológicos………………….………..............7

             4. AVALIAÇÃO…………………………………………………………………..........8

             5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………….......9

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

1. INTRODUÇÃO

Na atualidade, observa-se uma diversidade ampla de crenças e religiões na sociedade brasileira. Essas religiões e crenças apresentam diferenças pontuais em seus aspectos componentes. Destarte que a religião, como a cultura, não possui uma verdade única, ou seja, nenhuma apresenta uma superioridade em relação à outra. Em termos de fatos e pessoas, se constituem diversas leituras e interpretações entre as religiões. Essas diferenças demandam um respeito que não é vivenciado por todos.

Os jornais relatam notícias de crimes religiosos diariamente em todas as regiões do mundo. Em 2015, notícia publicada pelo portal G1 na data de 16 de junho de 2015, no Rio de Janeiro, jovem de 11 anos foi agredida ao sair de um culto de umbanda. As marcas da intolerância religiosa deixaram não somente as suas marcas físicas, mas também psicológicas e emocionais. Essa é um dos vastos casos de violência de intolerância religiosa, que envolvem ataques a terreiros, centros espíritas, destruição de imagens santas, xingamentos e dentre outras.

A Constituição Federal de 1988 garante a liberdade e expressão religiosa para todos cidadãos, e inclusive a liberdade de cultos religiosos. Essa garantia vem sendo rompida diariamente pelos casos de intolerância religiosa.

A história mundial evidencia fatos de intolerância religiosa desde a era anterior a Cristo. A Segunda Guerra Mundial evidencia isso com marcas históricas eternas, pois milhares de judeus foram exterminados nos campos de concentrações espalhados pelo território ocupado pela Alemanha governada por Adolf Hitler. A colonização europeia pelos continentes é outro exemplo de intolerância religiosa na história mundial, ao sem impostos aos colonizados como religião oficial a da Métropole europeia.

A intolerância religiosa é resultado do desconhecimento em relação às outras religiões, do fundamentalismo e de bases educacionais frágeis e ausente do princípio da laicização. Destarte, este projeto denominado “Eu respeito a sua fé, você me respeita” possui como objetivo proporcionar aos alunos do ensino fundamental e ensino médio da Escola Estadual Narciso Pieroni uma ação educacional e pedagógica para desenvolver e consolidar a tolerância e o respeito à diversidade religiosa que abrange a sociedade brasileira. Essa educacional envolvendo discentes e docentes da unidade escolar consiste na realização de uma peça teatral a ser realizada no Salão dos Reinos das Testemunhas de Jeová. Este projeto integra um ambiente escolar a um ambiente não escolar. A peça teatral envolve conteúdo das disciplinas de História, Sociologia e Artes. O tema abordado é a diversidade religiosa e a tolerância.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivos Gerais

Este projeto possui como objetivo orientar e educar os alunos da Escola Estadual Narciso Pieroni em relação à diversidade religiosa e a importância da tolerância.

2.2. Objetivos específicos

Os objetivos específicos neste projeto são os seguintes: ação educacional, pedagógica e interdisciplinar promovida pelo corpo docente e direção junto aos discentes da unidade escolar; desenvolvimento e realização de uma peça teatral com a participação ativa dos alunos.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. Referencial Teórico

A educação passa por transformações para atendimento das demandas da sociedade. Nesta linha de pensamento, Brusamarello et al (2010) define a escola como um espaço de aprendizagem e desenvolvimento contínuo e integrado das crianças e adolescentes, pois constitui um ambiente privilegiado de socialização.

A escola é um ambiente estimulador e propiciador do desenvolvimento de conhecimento. Nóvoa (2002) ressalta um posicionamento de uma escola que não se encontra a serviço do Estado ou das famílias, mas representa um espaço intermédio em que a escola proporciona um novo espaço público da educação. Este espaço público, acrescenta Nóvoa (2002), as ideias ultrapassam as narrativas mais ou menos bipolarizadas entre espaço público e/ou privado da educação, corroborando a demanda pela diminuição da indiferença e do desinteresse em relação à educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (271 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com