TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clube do Imperador

Por:   •  2/7/2023  •  Resenha  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS HERÓIS DO JENIPAPO – CAMPO MAIOR

CURSO: LIC. PLENA EM HISTÓRIA – BLOCO IV

DISCIPLINA: Prática Pedagógica

PROFESSOR: Francisco das Chagas Atanásio

ACADÊMICO (A):Ana Caroline Carvalho de Sousa

[pic 1]

 [pic 2]

Análise comparativa sobre os filmes ‘’clube do imperador’’ e ‘’whiplash’’’

Ana Caroline Carvalho de Sousa

Campo maior/PI

2023

Os filmes clube do imperador e whiplash mostram dois professores com práticas pedagógicas completamente diferentes, um em um colégio interno, com regras rígidas e um professor apaixonado pela Grécia antiga e no outro uma escola de música de jazz com um professor carrasco e cruel nas suas práticas de ensino. Em comparação com as praticas usadas por eles vemos um, no filme clube do imperador que o professor fica angustiado em não ver resultados em um dos alunos que era bem resistente aas suas praticas de ensino, ele ultrapassa os limites éticos ao dar oportunidade de mais ao aluno resistente e com isso acabar deixando de fora um aluno que era realmente esforçado.

Em Whiplash, um professor que tem como pratica pedagógica o bullying e a tortura psicológica, faz um aluno dar o sangue, literalmente, nos ensaios da bateria, ele usa a intimidação, humilhação como ferramentas para motivar. Mas isso a longo prazo vai trazendo danos à saúde mental dos seus alunos. E levando em consideração os traços da personalidade desse professor, que age com desrespeito com todos, incluindo os próprios colegas de profissão, além de ser homofóbico e preconceituoso.

No clube do imperador, o professor se esforça para garantir que os alunos aprendam, ele faz de suas aulas uma viajem a Grécia antiga, ele estimula seus alunos com conversas amigáveis, mas um aluno em questão testa e deixa o professor motivado a faze-lo mudar de comportamento ser mais honesto e esforçado nos estudos e desenvolver seu potencial no colégio. Diferente do que a acontece em whiplash, onde professor faz um jogo de motivar e desmotivas o aluno, que causa frustação e motivação praticar ate o extremo. O professor traz à tona questões pessoais do rapaz na frente dos colegas, algo que o deixa abalado psicologicamente.

As duas metodologias são bem diferentes, no caso do professor no filme clube do imperador, ele traz seus alunos para perto dele, motiva, fala coisas motivadoras pra ele, sem deixar de ser próximo dos alunos ou perde sua autoridade, diferente de Whiplash, onde o professor se afasta dos alunos, deixa eles em um degrau abaixo, se torna intocável, sem haver um dialogo agradável, apenas tortura mental e pressão psicológica, que ao final do filme deu resultados mas não totalmente positivos para seu aluno, deu algo a ele tirando sua personalidade e estabilidade emocional.

O bullying como ferramenta pedagógica pode até funcionar, mas não deve ser aceito e nem normalizado, deve ser extinto do ambiente escolar, por trazer dados nocivos à saúde mental do aluno, danos até irreversíveis como o suicídio, que já aconteceu e já foi noticiado em ambiente acadêmico. O professor deve ter uma postura de respeito e autoridade em sala, mas não ultrapassado os limes de da empatia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (247.1 Kb)   docx (193.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com