TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Descompasso da Cidadania

Por:   •  6/6/2016  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Descompasso da cidadania:

A democracia é uma forma de governo embasada teoricamente no governo do povo, ou na tão conhecida “ditadura da maioria”. Em tese, a soberania popular vai além da escolha política, da autonomia eleitoral, da liberdade dos poderes e do controle da autoridade; se tornando uma representação quase perfeita do paraíso terreal. A democracia nasceu na Grécia antiga e provavelmente morreu lá, o que temos hoje no mundo inteiro é apenas um conceito de democracia.

Devido o desenvolvimento desigual das sociedades e civilizações, observamos vários níveis de evolução democrática, tendo atualmente no mundo uma inúmera diversidade de “modelos democráticos”; cada democrata adéqua o conceito de democracia a maneira que melhor lhe agrada. Porém, algumas dificuldades enfrentadas são evidentes em todas as sociedades.

A maior preocupação de um governo, seja ele democrata ou não, é a imagem que ele passa de si mesmo. Esse pensamento tem levado os governos a demasias extremas para transpassarem a ideia de justiça, honestidade, modernidade e competência pública, fachada esta difícil de manter inabalada. Os atuais governos democratas têm sua reputação irrevogavelmente manchada, o que deteriora a imagem dos políticos de forma generalizada, levando a uma falsa compreensão e desanimo social político.

O que mais ouvimos hoje da boca dos cidadãos é a frase: “eu não discuto política!” e esse é o grande problema. A política se tornou algo incontestável e símbolo de brigas fúteis. Não há mais debates ideológicos, fiscalização pública das obras realizadas e do dinheiro empregado, ou comprometimento social na administração da cidade e tão pouco do país. As pessoas não se envolvem com a política, mas desejam ardentemente que uma mágica aconteça no governo e tudo melhore da noite para o dia.

Ora, se queremos algo devemos fazer nós mesmos. A democracia perdeu seu sentido pelo simples fato do povo não querer governar; por falta de tempo, interesse, abundância de preguiça ou qualquer outro fator. Querem que seus desejos sociais sejam satisfeitos, mas sem ter o trabalho de “colocar a mão na massa” ou simplesmente falar para as pessoas certas (os ditos representantes) quais são os seus desejos.

Quando os cidadãos perceberem que o descompasso ético, social e público vivido na atualidade é causa de sua própria culpa, talvez, apenas talvez, a democracia supere suas barreiras deixando de ser um conceito para se efetivar como o paraíso terrestre. “Aqueles que dizem que política não se discute ou que não gostam da política acabam sendo governados pelos que nela tem interesses...” (Professor Diogo Fernandes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com