TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Despreparo dos docentes diante das dificuldades de aprendizagem

Por:   •  3/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  225 Visualizações

Artigo de psicopedagogia

Tema: O despreparo dos docentes diante das dificuldades de aprendizagem

Objetivo geral: Mostrar os problemas do cotidiano escolar em relação as dificuldades dos alunos

Mostrar como o despreparo dos profissionais de educação podem gerar outros problemas

Mostrar como um profissional preparado pode resolver estas problemas escolares

Objetivo específicos:

Uma atividade importante ao psicopedagogo é voltar-se à pesquisa de elaboração teórica, à reflexão constante e à leitura e releitura dos processos voltados à aprendizagem – aplicação, conceitos e teoria – para embasar seu trabalho e contribuir para o campo teórico psicopedagógico.

Segundo Bossa (1994, p. 75), “a intervenção já se iniciou com a fase diagnóstica”. Sendo assim, para estabelecer o critério de intervenção, deve-se perceber que há algo que impede o processo de ensino-aprendizagem e que justifica uma mediação, uma intervenção. Um segundo passo é interrogar-se sobre o que ocasiona o impedimento. Poder perceber que uma dificuldade pode obedecer a uma complexidade de fatores é instrumento necessário ao psicopedagogo para intervir e acreditar nas possibilidades daquele a quem dirige seu trabalho. “Quando o educador admite a possibilidade de o aprendiz mudar, as transformações têm mais chances de ocorrer” (BOSSA, 1994, p. 21). Deve-se ter em mente, tamb

Busca não só compreender o porquê de um sujeito não aprender alguma coisa, mais o que ele pode aprender e como. A busca deste conhecimento inicia-se no processo diagnóstico, momento em que a ênfase é a leitura da realidade daquele sujeito, para então proceder a intervenção, que é o propósito do tratamento ou encaminhamento. (BOSSA, 1994, p. 74).

Psicologia institucional

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com