TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dossiê Historia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.972 Palavras (16 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – 130h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM BREVE PANORAMA HISTÓRICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Caracterize a educação grega na antiguidade, incluindo o período homérico.

Resposta:  A educação da Grécia era baseada na religião numa rivalidade entre os deuses e os heróis humanos.

Os gregos valorizam o desenvolvimento individual e imediato, criando um sistema de educação liberal, pois acreditavam que a educação deveria ser dirigida a vida em sociedade. A educação grega era voltada a razão.

Nos primeiros períodos do período homérico foi um período militar e religioso, pois a educação era baseada na educação física e moral com o objetivo de fortalecer o corpo do homem grego para que se tornasse um homem valente, corajoso e principalmente servo fiel.

Neste período não havia escolas, salas de aulas ou faculdades, enfim não havia um espaço físico para se ensinar os ensinamentos eram dados em casa na vivencia da família e de pessoas próximas.

Homero conseguiu reunir histórias que eram contadas oralmente durante gerações e gerações e transforma-las em um modo de explicação, de resposta aos diferentes aspectos da vida do povo grego, denominando-se mitos.

  1. Esclareça a importância de Homero e Hesíodo para a educação, na Idade Antiga. Em seguida, pesquise, em outras fontes, e destaque aquilo que julgar interessante nas obras: Ilíada e Teogonia.

Resposta: Homero teve uma importância enorme na educação dos gregos, pois em suas epopeias retratava características que inspiravam os homens seguirem como a força, a coragem, a lealdade, a beleza, a hospitalidade, a honra, etc.

Homero inspira a educação por meio de sua literatura, utilizando-se da comedia, da tragédia e da lírica.

Ilíada e odisseia eram tidas como obras educativas, pois possuía o objetivo de educar, de formar comportamentos.

Em ilíada Homero descreve a guerra de troia, onde os gregos vencem uma guerra de anos quando presenteiam os troianos com um cavalo de madeira completamente cheio de soldados que durante a noite saem e atacam o inimigo relatada em odisseia,

Na epopeia ilíada vários deuses são retratados interferindo nas batalhas tanto para ajudar os gregos como os troianos. O poema foi dividido em vinte e quatro cantos e influenciou grandemente a cultura e a educação grega. A obra se passa durante o decimo ano da guerra de troia se tratando da ira de Aquiles.

Hesíodo também possui igual importância de Homero para a educação grega, pois também possuía o objetivo de passar ensinamentos ao povo grego, sobre a formar de tratar as pessoas, enfim dando regras de boa convivência e de justiça.    

A Teogonia trata sobre o nascimento e as aventuras dos deuses. É uma obra cantada e não escrita, com arranjos de silabas breves e longos. Sendo assim facilmente memorizada. Sendo também utilizada em cerimonias publicas.

FONTES:

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/teogonia-643289.shtml

 www.infoescola.com

  1. Compare a educação ministrada nas cidades de Esparta e Atenas.

Resposta:

 Esparta: 

Educação militar severa;

Buscava-se a formação de atletas e soldados;

Formação intelectual nos conhecimentos de poemas homéricos e iniciação musical;

Culto da sobriedade e da coragem em detrimento ao conhecimento;

Pratica de melhoramento das espécies, robustamento das mulheres e geração de filhos saudáveis e guerreiros;

Abandono das crianças deficientes e frágeis;

Atividades lúdicas até os 12 anos;

As crianças viviam sobre os ensinamentos da família não frequentando escola;

As mulheres porem podiam participar de competições e atividades sendo-lhe garantido o direito de mostrar seu corpo físico e sua beleza.

Atenas:

 Formação do cidadão dentro da comunidade;

Educação política e social;

Ênfase a educação espiritual;

Educação física vigiada pelo estado;

Educação intelectual particular;

Processo educativo aos sete anos;

As meninas eram educadas para os afazeres doméstico;

Instrução musical;

Educação elementar: completa-se em torno dos 13 anos ensina-se ao ar livre e a ler e escrever com base nos textos de Homero.

Educação secundária: educação cívica e preparo militar.

Educação superior: profissionalização dos mestres e da didática.

  1. Descreva as principais características da educação romana, elucidando a contribuição do estoicismo.

Resposta: A educação romana possuía o objetivo principal de formar cidadãos para atuar na vida pública.

As crianças até sete anos ficavam em casa sobre os cuidados da mãe, após isso os meninos eram educados pelo pai, onde os mesmos tinham o privilégios de participarem de festas e acontecimentos importantes e também receberem instruções sobre como cuidar da terra, natação, equitação, como manejar uma arma, etc. quando completavam 16 anos eram encaminhados para o serviço militar ou político. Já a meninas ficavam em casa aprendendo a serem boas donas de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (337.9 Kb)   docx (108.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com