TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  30/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.400 Palavras (14 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PLANEJAMENTO ANUAL        10

3        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        12

4        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

5        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        15

3-        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        16

4-        PLANOS DE AULA        17

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

Neste relatório de Estágio de Ensino Médio citarei a importância da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e dos TCT’s (Temas Contemporâneos Transversais). Incluindo a importância da equipe diretiva no ambiente escolar, e como uma escola deve ter um bom PPP (Plano Político Pedagógico) e como toda a comunidade escolar deve o seguir à risca para que haja paz e harmonia em toda escola.

Não esquecendo da importância de um bom plano de aula onde o professor deve se dedicar ao máximo, pois um bom planejamento docente para um melhor aprendizado do aluno.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O acesso a informação e ao conhecimento, hoje, está extremante relacionado ao acesso às novas tecnologias, desse modo, mecanismos que filtram ou restringem o acesso à informação se configuram como uma violação do direito universal de comunicação e de acesso à educação.

Esse acesso inclui, além do recurso material, saber apropriar-se desse mundo digital, o que remete, mais uma vez, à educação. Para ficar somente no acesso material os domicílios brasileiros que possuem computadores com acesso à internet, hoje, não chegam a 50%, os dados do IBGE de 2013, mostram, ainda, que 53% da população não tem qualquer tipo de acesso a internet.

Como bem se sabe a educação é direito de todos, visando pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Isso ainda está longe de se tornar realidade, levando em consideração o momento que vivemos atualmente, com a necessidade de distanciamento social. Muitas pessoas não têm como se fazer presentes nas aulas que estão sendo ministradas pela internet, pelo simples fato de não possuírem computador ou banda larga em casa.

        É preciso lembrar que essa transformação não impacta somente o aluno, mas também no professor. Porque é necessário que o mesmo tenha algum conhecimento da tecnologia para poder utilizar ela com seus alunos em sal de aula.

        A TIC`S são ferramentas importantes na vida dos sujeitos, de tal sorte que conforme viemos balizando, a exclusão digital tem forte impacto na inserção social. Segundo o que diz Lévy (1993) ao declarar a existência de três categorias de conhecimento, a saber: a oral, a escrita e a digital, demonstra que, na sociedade atual, a ausência de uma dessas categorias restringe a inserção social do indivíduo e o seu acesso a cidadania.

        As categorias escrita e digital, surgidas em tempos diferentes, promoveram mudanças determinantes na constituição da sociedade. Pois segundo os estudos de Kensky (2003) transformou o modo como nos dispomos, compreendemos e representamos o tempo e o espaço em nossas relações cotidianas. (KENSKI, 2003, p.31).

Mas também não podemos ignorar a importância das alterações trazidas pelas tecnologias, quando se trata de conferir qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.  O conhecimento digital, ao qual se refere Levy (1993), promoveu novas formas de construção e de apropriação do conhecimento, surgindo daí uma outra forma de organizar p conhecimento, a qual reivindica uma adequação do processo de ensino e aprendizagem.

        Por isso é necessário equipar as escolas com computadores, acesso a internet e sistemas de redes, software atualizados entre outros. Mas, a infraestrutura se configura apenas como o primeiro passo, a escola precisa ter um projeto pedagógico e uma equipe que adote o conhecimento digital como parte do processo de formação dos alunos.

        Mas é necessário frisar que não é somente levar os alunos a sala de computação e continuar a praticar a mesma metodologia tradicional praticada e m sal de aula, com o sistema de copiar no caderno o que a professora passou no quadro. É preciso que o aluno seja incentivado a procurar respostas aos seus questionamentos, os professores precisam estar cientes de que seu aluno tem conhecimentos prévios que precisam ser aprofundados. E para isso é necessário que ele incentive a pesquisa, instigue o aluno a questionamentos a respeito dos temas propostos e questione quando necessário. Isso torna o professor de história um mediador do conhecimento.

        O ensino de história se encontra constituído, principalmente, pelo diálogo entre o passado e o presente. A construção histórica, enquanto representação de um acontecimento, de uma conjuntura de uma realidade, não é estática, está em constante mutação.  E como não poderia deixar de ser a História ensinada na educação básica também sofre a influência dessa dinâmica, não numa transformação pura e simples, mas numa interação das legitimações presentes nas dimensões acadêmicas e escolares.

        O desafio é trazer para a sala de aula os novos espaços de busca desse conhecimento, ou seja, aqueles espaços próprios da categoria digital que se relacionam com as novas possibilidades de produção, apropriação e transmissão do saber. Muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas na construção dessa nova perspectiva. A novidade é que o avanço tecnológico permite hoje acessar todos esses instrumentos em alguns clicks, ou seja, é possível trabalhar com toda essa diversidade de formas de leitura da história, sem sair da sala de aula e, ainda, em se utilizando de sistemas de rede, debater, receber informações e trocar experiências em grupos diversos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com