TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parque Nacional

Por:   •  16/5/2018  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

O parque nacional Serra da Capivara é localizada em um lugar semiárido (clima atual seco) e antigamente era uma região úmida. Tem um grande número de sítios arqueológicos com pinturas rupestres e nesses lugares encontra-se vários vestígios (objetos pré-históricos). Sr.Nivaldo tinha um pai caçador que não tinha ferramenta mas usava pedra lascada para desenhar. Pedro Alcântara o agricultor com 10 anos achava que eram apenas desenhos, não sabia que isso se tornaria tão importante. Mario Afonso guia e guarda florestal, as terras (pedra furada) que pertenciam ao seu avô, hoje em dia é um parque, questionava seu avô sobre o que significava aquelas pinturas e quem havia as deixado mas ele não sabia responder e achava que pertencia aos índios (caboclo bravo) e naquela época ninguém sabia o valor dessas pinturas, mal sabiam eles que era de civilizações de antes dos índios.

Essas pinturas que existem há mais de 10 mil anos, chamaram a atenção da arqueóloga Niéde Guidon e de pesquisadores da FUMDHAM pois tinham cenas de movimento e ação, todos fazem pesquisas em conjunto para chegar a um resultados e podem perceber através dessa pesquisa o que era importante para esses humanos, por enquanto não conseguiram achar uma razão para esse tipo de desenho, trata-se de uma das resenhas mais ricas em sítios pré-históricas além de serem bastante numerosos. Dra. Niéde foi trabalhar no sítio “estrela” do parque, o “Boqueirão da Pedra Furada”, trabalhou lá pois havia mais de mil e cem grafismo e ela queria contextualizar esses grafismos, mas ela nunca imaginou que escavando o sítio encontrasse uma série de perguntas a respeito das criações antigas e acabou achando fogueiras de 32 mil anos e fogueiras mais recentes. A arqueóloga começou a estratigrafia ao metro, 2m, 3m, 4m, 5m à medida que descia, ela continuava a encontrar vestígios humanos e assim ela encontrou coisas e americanos mais antigos (há mais de 40 mil anos).

Portanto tem sido obtido esses dados e eles tem causado um alvoroço na comunidade cientifica e houve uma ponte que os grupos humanos conseguissem se deslocar e provavelmente não foi a única ponte nem o único período, e começaram a se questionar onde se localiza os primeiros sítios arqueológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com