TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Colonização do Mato Grosso

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo 1

Qual é a importância de se estudar a História de Mato Grosso no contexto da Historiografia Brasileira?

O Estado de Mato Grosso é considerado como a região em que ocorreu a maior expansão da fronteira agrícola do Brasil. A partir dela, foram construídas rodovias como Cuiabá - Santarém e Cuiabá - Porto Velho.

Outro ponto importante foi que a ocupação do Mato Grosso foi parte do processo de modernização do setor agrícola.

A exploração de grandes reservas de terras “intocadas”, agilizou a evolução do seu sistema produtivo.

Com isso, A região de cerrado no norte e médio-norte de Mato Grosso sofreu profundas transformações: histórica, econômica e sócio - cultural.

Qual foi o papel do Estado Brasileiro na elaboração de Políticas Públicas de expansão da fronteira - Oeste brasileira?

A ocupação efetiva do Mato Grosso foi realizada pelo Estado, com o interesse de fazer crescer o setor agrícola e atender às pressões demográficas e sociais, com isso, o Estado criou o PIN (Programa de Integração Nacional) com o objetivo basicamente de expandir a fronteira econômica do pais, a partir do Centro-Sul em direção ao Centro Oeste, Amazônia e Nordeste.

Criou o INCRA com a finalidade de promover, executar, coordenar e controlar a colonização, e as linhas especiais de crédito para a aquisição de terras concedidas pelo PROTERRA.

Dentre outros Programas e Projetos, destacaram-se o POLOCENTRO7 e POLOAMAZÔNIA8, e os projetos de colonização oficiais e particulares, destinados aos pequenos e médios produtores de várias regiões do país

Explique qual a crítica comum contida no texto complementar do Capítulo I.

Na primeira metade, o país passava por uma grave crise econômica-política, e a política ambiciosa adotada levou os órgãos ao fracasso total, porém, com a valorização das áreas de mata devido à política de colonização, as terras passaram a ser objeto de cobiça para os empresários do Sul.

Na segunda metade, com a desigualdade social e econômico nas regiões brasileiras, o governo volta a olhar para o processo iniciado nas décadas passadas, porém o quadro piorou, pois, o governo criou novos órgãos e por falta de organização e infraestrutura, foram novamente fracassadas.

O governo contratou empresas de colonização que não cumpriram com sua parte no contrato e para piorar o governo passou a vender as terras de domínio público.

A crítica comum nos textos é acerca do governo. Tanto em Mato Grosso de 30 a 50 e de 50 a 70, o governo criou diversos órgãos com aparato institucional afim de implementar uma política de expansão territorial com objetivo de distribuir terras devolutas e beneficiar o camponês e o trabalhador. Contudo, nenhuma das tentativas foi bem-sucedida e podemos sentir os efeitos inclusive nos dias de hoje, como a desigualdade social, a concentração fundiária e o acúmulo de riqueza nas mãos de uma minoria privilegiada.

Capítulo 2

Como se caracteriza o Modelo Agro - exportador brasileiro?

É caracterizado exclusivamente pelo setor primário: extrativismo vegetal, mineral, agrícola e pecuária.

Com base na leitura dos textos, explique a relação entre História, Migração, Colonização e Fronteira Agrícola.

A relação entre os processos citados acima, é sobretudo política.

Como dito no início do texto, O governo Federal iniciou o processo de colonização dirigida em mato Grosso a fim de não “entrega-lo”. E no meu ponto de visto, se feria ao povo, pois a migração já tinha dado início pelos pioneiros atraídos pela possibilidade de empregos, melhores condições de vida, enriquecimento e principalmente terra.

No começo dos anos 80, iniciou-se a fase desenvolvimentista jamais vista em Mato Grosso, com um processo de colonização, povoamento e ocupação econômica desse Estado, contudo a criação de novos municípios não significa necessariamente sinônimo de progresso e desenvolvimento, o que se percebe é um conjunto de interesses políticos acerca dessas novas emancipações político administrativas. Com isso, o Estado foi levado a recriar a “fronteira amazônica”, para favorecer o desenvolvimento extensivo do capitalismo na região. Nesse sentido, a análise da política de colonização é também um modo de conhecer alguns aspectos importantes da fisionomia e dos movimentos da ditadura.

Entretanto, o processo de ocupação sem o devido planejamento, tem como efeito o desmatamento, queimada, exploração não-racional de recursos florestais, assentamentos não planejados de migrantes, atividade de garimpagem desordenada, degradação de ambientes aquáticos e de zonas ribeirinhas, o assoreamento de muitos rios; o desrespeito às reservas ecológicas e indígenas.

Porque a Colonização Privada em Mato Grosso?

Dentre vários motivos da colonização de Mato Grosso, alguns deles são:

Ocupar os vazios e valorizar as terras, mais como uma alternativa para a “pressão” demográfica em certas áreas do país e fornecer alimentos e matéria-prima para os centros mais desenvolvidos do país.

Porém, a colonização privada, foi sobretudo, de interesse político financeiro, pois terras que o governo já havia vendido ao pequeno proprietário, depois foi vendida novamente para as empresas colonizadoras.

Conceitue Projetos de Colonização e Processo Migratório para Mato Grosso.

Por “Migrações” entendem-se os deslocamentos de indivíduos, grupos de um município, Estado ou região para outros. Migrar - é um fenômeno coletivo que historicamente esteve presente em povos e culturas diferentes em várias partes do mundo. O migrante é como o “viajante tanto de lembranças como de projetos, e que se descobre e se constrói no esforço de cada dia para ligar o passado ao futuro, a herança cultural à inserção profissional e social5”

Contudo, o processo de colonização em Mato Grosso foi feito por empresas que adquiriram experiências em colonização nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O preço a pagar pela terra seleciona uma categoria de migrantes relativamente abastados. Não se encontra entre seus aderentes migrantes sem experiência, como foi o caso dos projetos públicos.

Qual a relação entre a expansão da fronteira e o inchamento urbano?

Com o acúmulo de terra e capital pelos capitalistas, os camponeses e trabalhadores que viam neste espaço, a possibilidade de realizar o seu sonho mesmo se de início, tiveram acesso à terra, acabam se expropriando, se subjugando e sendo super explorados pelos empresários e latifundiários rurais. Muitos, ao serem expulsos do campo são lançados nas periferias das maiores cidades mato-grossenses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com