TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Saber Ambiental: do conhecimento interdisciplinar ao diálogo de saberes

Por:   •  18/12/2017  •  Abstract  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 4

LEFF, Enrique .O saber ambiental: do conhecimento interdisciplinar ao diálogo de saberes. 5.ed. In: _____. Epistemologia Ambiental. 5.ed.São Paulo: Cortez , 2001. p .151-190.

Neste texto o autor aborda algumas formas de como  o capitalismo tem sido nosso grande vilão no que diz respeito a impactos ambientais.

 Tem havido em nosso meio uma camuflagem a estes impactos, feita através de uma propagação de sustentabilidade, o que na verdade tem tomado conta de nosso cotidiano, buscando ditar as regras de como se deve viver em dias tão difíceis para o meio ambiente, “respeitando e protegendo as leis ambientais”, com a adesão da sustentabilidade.

P.159- “A globalização da degradação socioambiental impôs a diversas disciplinas cientificas o imperativo de internalizar valores e princípios ecológicos que asseguram a sustentabilidade do processo de desenvolvimento.”

P.159- “O ambiente está integrado por processos, tanto de ordem física como social, dominados e excluídos pela racionalidade econômica dominante: a natureza superexplorada e a degradação socioambiental, a perda da diversidade biológica e cultural, a pobreza associada à destruição do patrimônio de recursos dos povos e a dissolução de suas identidades étnicas;”

       Há uma racionalização ambiental a partir de saberes tradicionais, as demandas sociais fazem com que muitos povos sejam marginalizados devido ao abandono de seus saberes.

P.160- “O saber ambiental é um saber sobre esse campo externalizado pela racionalidade econômica, cientifica e tecnológica da modernidade; mas por sua vez conota os saberes marginalizados e subjugados pela centralidade do logos cientifico.”

P.160- “Não se trata apenas que o método cientifico falhe em seu afã absolutista de alcançar a verdade e identidade entre a razão e a facticidade do objeto e dos fatos, que deixe fora a subjetividade e o saber pessoal.”

P.161- “Os requerimentos de conhecimentos para a construção de uma racionalidade ambiental dependem da perspectiva ideológica e política na qual se gera sua demanda.”

P.163- “O saber ambiental está num processo de construção. Em muitos campos ainda não se constituiu como um conhecimento acabado que possa integrar-se a pesquisas interdisciplinares ou desagregar-se em conteúdos curriculares para incorporar-se a novos programas de formação ambiental.”

P.165- “A interdisciplinaridade proposta pelo saber ambiental implica a integração de processos naturais e sociais de diferentes ordens de materialidade e esferas de racionalidade.”

P.169- “O saber ambiental reconhece as identidades dos povos, suas cosmologias e seus saberes tradicionais como parte de suas formas culturais de apropriação de seu patrimônio de recursos naturais.”

P.170- “A interdisciplinaridade surgiu com o propósito de reorientar o conhecimento para reaprender a unidade da realidade e para solucionar os complexos problemas gerados pela homogeneização forçada que induz a racionalidade econômico-tecnológica dominante.”

P.171- “O projeto interdisciplinar surge como um mecanismo de controle e de solução das crises energéticas, de recursos e de valores que abatem a civilização tecnológica de nosso tempo, e como uma norma sobre a produção de saberes.”

A temática ambiental vai além do campo de conhecimento cientifico ou disciplinar, esta temática aborda a diversidade de saberes e os motivos que levaram o homem dominado e a natureza superexplorada, levando assim a subjugação desta diversidade de culturas e saberes que é tão presente em nosso cotidiano.

P.178- “É nesta ruptura, neste limite, nesta desconstrução do logos e rebelião do ser, nesta sacudida e desencadeamento do poder imposto pelo conhecimento, que a interdisciplinaridade se inscreve num projeto de reconstrução do saber, na via da reconstituição das identidades e do diálogo com outros saberes, no propósito de construir um futuro aberto para o infinito, a outridade e a alternativa.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com