TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O declínio da Escola Pública Brasileira

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 3

Ideias principais:

- O texto é a transcrição de uma comunicação do professor José Carlos Libâneo no VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas, que ele trata da situação da escola pública no Brasil.

- Para Libâneo a escola pública fracassa na tentativa de se tornar um espaço privilegiado de apropriação intelectual e como meio de desenvolvimento para os alunos. (p.158)

- O autor discute possíveis motivos que levam a esse “fracasso” da escola pública.

- Libâneo define educação de qualidade como “aquela que propicia uma formação cultural e científica a todos de modo que isso concorra para se viver dignamente, humanamente m na sociedade”. (p.160)

- Para se atingir uma educação ideal o processo educacional passa por vários estágios, desde sua formulação legislativa, organizacional, a formação de profissionais para atuar na área, e o a transmissão do conhecimento na sala de aula. Identificar onde se localiza o problema em cada fase do ensino, ajuda a aprimorar o processo de ensino.

- Um dos problemas apontados pelo autor reside na pouca ênfase que o Brasil deu e dá ao modo de ver pedagógico das demandas escolares e aprendizagem dos alunos. Aponta que há uma preferência e alternância do modo sociologizado politicizado e economicizado. (p.162) Tais métodos não são tão eficazes, pois estes últimos tem uma visão de fora do sistema.

- “As políticas educacionais vêm fracassando porque elas não partem da realidade escolar, de políticas voltadas diretamente às escolas, à aprendizagem dos alunos.” (p.164)

- Essa desvalorização de aspectos pedagógico-didáticos da problemática escolar distancia cada vez mais as políticas públicas da realidade escolar.

- Libâneo aponta que no início dos anos de 1990 a pedagogia crítica de cunho marxista perdeu impacto. A escola construída sob o principio da do conhecimento dá lugar a escola orientada pelo principio da sociabilidade.

- A escola assume um programa neoliberal por volta de 1993 e segue até 2011 (data da produção/publicação do texto), essa política substitui a análise pedagógica pela análise sociopolítica.

- Libâneo aponta algumas explicações para a problemática das praticas educativas, entre elas vale destacar a precária atenção dos sistemas de ensino aos fatores intraescolares, como recursos físico, práticas pedagógicas, organização curricular, entre outros; desconexão entre a pesquisa acadêmica e as práticas escolares.

- Libâneo enfatiza que o que confere qualidade ao ensino são as práticas escolares, as práticas de ensino, os aspectos pedagógicos-didáticos, a qualidade interna da aprendizagem escolar. (p.173)

- O autor define a pedagogia como a teoria e a prática da educação, e que esta possui como objeto de investigação as práticas educativas, a formação e desenvolvimento do ser humano em situações concretas, visando mudanças qualitativas na sua personalidade. (p. 174/175)

- Libâneo ainda defende que a educação é uma prática social, materializada em atuação efetiva na formação de seres humano em condições socioculturais e institucionais concretas. (p.175/176)

- Defende ainda que a educação deve ser ponto de partida e chegada da investigação educacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com