TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme Piratas do Vale do Silício

Por:   •  24/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Piratas do Vale do Silício” aborda vários dilemas éticos relacionados ao início da era da informática, destacando as trajetórias de Bill Gates e Steve Jobs. Um dos principais dilemas éticos apresentados é a questão da apropriação de ideias e tecnologias. Por exemplo, o filme mostra Gates vendendo o DOS para a IBM sem possuir o sistema operacional, e depois adquirindo ele de uma pequena empresa. Além disso, retrata Jobs se aproveitando de projetos rejeitados da Xerox para desenvolver o mouse e a interface gráfica a um custo baixo.

Outro dilema ético é a competição feroz entre as empresas, que às vezes envolvia colaborações estratégicas com futuros concorrentes para aprender e depois superá-los. Isso levanta questões sobre a ética na competição empresarial e até que ponto é aceitável usar o conhecimento adquirido de parceiros para benefício próprio.

O filme também explora as personalidades complexas de Gates e Jobs, mostrando como suas ambições e visões para o futuro da tecnologia muitas vezes os colocavam em conflito ético com seus próprios valores e com os da sociedade. Esses dilemas éticos são fundamentais para entender não apenas a história da tecnologia, mas também as implicações morais das decisões tomadas por esses pioneiros da indústria.

Um exemplo de dilema ético enfrentado pela Intel, que reflete os temas abordados no filme, é a questão dos conflitos de interesse. Em seu código de conduta, a Intel menciona que um conflito real existe quando o interesse pessoal de um funcionário entra em conflito com sua responsabilidade profissional na empresa.

Por exemplo, imagine um funcionário da Intel que possui ações significativas em uma empresa concorrente. Esse funcionário poderia estar em posição de tomar decisões que beneficiem a concorrente, prejudicando a Intel. Isso coloca o funcionário em um dilema ético entre sua lealdade à Intel e seus interesses financeiros pessoais.

A Intel, como muitas empresas de tecnologia, deve gerenciar esses conflitos para manter a integridade e a confiança tanto internamente quanto com seus clientes e parceiros. A empresa deve promover uma cultura onde os conflitos de interesse são identificados e gerenciados de forma transparente e ética para evitar qualquer ação que possa comprometer sua reputação ou a confiança do público.

Esses dilemas são semelhantes aos enfrentados por Mike Markkula durante sua época na Apple, onde as decisões sobre financiamento, gestão de propriedade intelectual e orientação estratégica da empresa também envolviam considerações éticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com