TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um mito? Exemplo

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

O que vem a ser um “Mito”? do grego, mýthos, a palavra pode ter várias definições, a depender de onde ela será empregada e para que. A palavra mito de acordo com a língua portuguesa define os relatos e proezas de deuses e heróis das mitologias com caráter simbólico, ou seja, não vem a ser uma realidade, mas elas evoluem a depender da cultura, crença e religiosidade, são narrativas geralmente utilizadas pelos povos para explicar fatos e fenômenos que a mente humana não era capaz de compreender.

        Existem vários tipos de mitos, alguns exemplos de definições de mitos que podemos citar são eles os mitos folclóricos, cosmogônicos, escatológicos, teogônicos dentre outros. Para que uma história seja considerada um mito ela precisa ter algumas características, algumas delas que valem a pena ser citadas são as seguintes: Ter caráter explicativo e/ou simbólico, relacionar-se com uma data ou religião especifica, ter personagens característicos como heróis deuses e/ou semideuses. O mito não vem a ser a mesma coisa que uma fábula, conto de fadas ou lenda.

        As mitologias, histórias derivadas de um mito, algumas delas são retratadas na educação, as mitologias romanas e gregas são temas deveras comuns, mas enquanto isso alguns outros passam despercebidos e recebem menos atenção, como por exemplo a mitologia nórdica, herança cultural dos povos escandinavos que abrangiam a região da Europa. As narrativas contadas pela mitologia nórdica predominam principalmente na era dos vikings, existem poucas semelhanças entre os personagens e divindades romanas ou gregas, o que torna a cronologia da mitologia nórdica mais intrigante. O mito que será relatado neste texto será o do mundo nórdico e seus personagens.

        Na mitologia nórdica, existem nove mundos, ou nove reinos, todos conectados por uma árvore gigante, Yggdrasil, a árvore da vida, que é citada em vários poemas e considerada como o eixo do mundo. Os nove reinos são compostos por Asgard, Midgard, Jötunheim, Muspelheim, Niflheim, Vanaheim, Álflheim, Svartlfheim e Nidavellir. Trazendo para a nossa realidade, Midgard é o mundo material dos humanos que faz alusão a Terra, Asgard é o mundo habitado pelos deuses, que faz alusão ao paraíso e Niflheim é o reino dos mortos, que faz alusão ao inferno ou purgatório. Os deuses que se encontram em Asgard são eles, Odin, Thor, Loki, Frigga, dentro outros. Para os nórdicos, Odin é considerado o deus pai de todos, Frigga sua esposa, Thor seu filho primogênito o deus do trovão e Loki seu segundo filho, deus das travessuras. Inúmeros mitos rodeiam estes deuses dentro muitos outros que compõem a mitologia nórdica, um deles é o de Odin ter arrancado um de seus próprios olhos na sua busca pelo conhecimento sobre todas as coisas. Odin acreditava que a inteligência valia qualquer preço e que era preciso fazer sacrifícios para a obter, no acontecimento em que ele teve de arrancar seu próprio olho, sua jornada deu-se até a fonte de Mímir, a fonte da grande sabedoria situado nas raízes da arvore da vida, Yggdrasil. Em troca de um gole Odin precisou pagar com um de seus olhos no qual ele mesmo decidiu arrancar.

        São inúmeras as histórias e mitos que rodeiam a mitologia nórdica, é com toda certeza um assunto interessante de ser estudado ou até mesmo ler por simples prazer. Fantasiar-se nas aventuras dos deuses é uma ótima experiencia, assim como qualquer leitura prazerosa.

[pic 1]

Foto: Yggdrasil, a árvore da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (123.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com