TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O século XXI.

Por:   •  22/11/2015  •  Resenha  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

Desafios da Educação para o século XXI.

Vivemos uma crise mundial nos diferentes setores da sociedade. Na educação, enfrentamos alguns dilemas: o que preservar do legado da humanidade que faz sentido no mundo atual e em que direção devemos inovar? Como dar conta de questões da sociedade contemporânea que são cada vez mais complexas sem um cenário em que prevalece uma visão superficial, pasteurizada e uniformizadora das ideias? Como trabalhar valores duradouros em uma perspectiva de prevenção do planeta para as futuras gerações quando os valores enfatizados hoje destacam o consumismo, o presente ismo e a instantaneidade de tudo? Uma educação que busca responder aos desafios do século XXI deve estar sintonizada com uma sociedade mais participativa, em que o controle social das políticas públicas seja efetivo e transparente. A sociedade vem encontrando formas novas e mais fluidas de participação e de implementação de ações desenvolvidas pelos cidadãos, especialmente pela juventude, como observamos nas manifestações de junho de 2013.

A importância da Filosofia como componente primordial para a formação integral do aluno.

Colocar a educação em diálogo com a construção da cidadania implica considerarmos os conhecimentos como elementos que permitem compreender melhor a realidade em que estamos inseridos e a sociedade em que vivemos. É preciso dar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de uma atitude crítica com relação à sociedade, onde muitas decisões e ações são planejadas, conduzidas e justificadas a partir de modelos. Por isso tem-se por objetivo geral refletir a influência do docente de no processo de formação do cidadão. Nesse sentido, a educação para a cidadania e para a vida em uma sociedade democrática não pode se limitar ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valore educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que busca de maneira consciente e virtuosa, a felicidade e o bem-estar pessoal e coletivo. A Filosofia e a Sociologia como disciplina capazes de desenvolver nos alunos as habilidades de reflexão e criticidade necessárias para serem agentes de transformação social e não apenas de perpetuação das contradições.

A Sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar e explicar regularidades da vida social; o termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem, como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados. Com a Revolução Francesa (1789), a Sociologia surge para compreender as novas formas da sociedade, suas estruturas e organizações.

Existe a Sociologia do conhecimento, Sociologia da educação, Sociologia das organizações, Sociologia da religião, enfim, muitas Sociologias que se dedicam a entender a dinâmica de milhares de seres humanos que vivem em relações nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com