TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação De Professores, Saberes Docentes E Uso De Tecnologias Na Educação Infantil

Por:   •  24/5/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 16

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES E USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Eixo temático1) Formação de professores e tecnologias digitais

Arcelita Koscheck[1]

Jordana Wruck Timm[2]

 

Resumo: A inserção das tecnologias digitais no espaço educacional da educação infantil é um desafio. A preocupação constante com a educação no Brasil tem aumentado nos últimos anos devido ao crescimento ao acesso as ferramentas digitais e iniciativas sendo implementadas para melhorar o currículo, acesso e qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem em todas as suas etapas. O presente artigo objetiva propor uma reflexão sobre formação de professores, saberes docentes e o uso de tecnologias na educação infantil e como estes impactaram/impactam o campo educacional, exigindo um olhar docente diferenciado para a construção das aprendizagens das crianças. A metodologia deste estudo é de caráter bibliográfica descritiva, apontando caminhos possíveis para os docentes, salientando a (re)invenção de suas práticas pedagógicas, para assim atender e conduzir os desafios educacionais decorrentes dos avanços tecnológicos e de tempos de ensino remoto após a imposição de isolamento social devido  a pandemia do Covid-19[3], que evidenciou a importância do uso das tecnologias digitais na educação. Escolas e professores precisam atualizar e inovar as metodologias utilizadas para oferecer condições de aprendizagens adequadas aos alunos, de modo que estejam aptos aos recursos impostos pela tecnologia digital.

Palavras-chave: Formação de Professores. Tecnologias Digitais. Educação Infantil. Saberes Docentes.

Abstract: The insertion of digital technologies in the educational space of early childhood education is a challenge. The constant concern with education in Brazil has increased in recent years due to the growth in access to digital tools and initiatives being implemented to improve the curriculum, access and quality of teaching and learning processes at all stages. This article aims to propose a reflection on teacher training, teaching knowledge and the use of technologies in early childhood education and how these impacted/impact the educational field, requiring a different teaching perspective for the construction of children's learning. The methodology of this study is of a descriptive bibliographic character, pointing out possible paths for teachers, highlighting the (re)invention of their pedagogical practices, in order to meet and manage the educational challenges arising from technological advances and remote teaching times after the imposition of social isolation due to the Covid-19 pandemic, which highlighted the importance of using digital technologies in education. Schools and teachers need to update and innovate the methodologies used to offer adequate learning conditions to students, so that they are able to use the resources imposed by digital technology.

Key words: Teacher training. Digital Technologies. Child education. Teaching Knowledge.

Introdução

As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano do cenário de muitas famílias e de crianças brasileiras. As inovações tecnológicas estão vindo para as salas de aula para contribuir com que os professores ensinem os seus alunos de forma mais atrativa e dinâmica. Percebe-se que o mundo está cada vez mais tecnológico, e assim a sociedade precisa acompanhar seus avanços, sendo que essa nova realidade já faz parte de quase todas as áreas da sociedade. Na área da educação não é diferente, principalmente com a chegada do isolamento social em tempos de pandemia. A necessidade de mudanças em níveis educacionais veio de forma acelerada, o já era um longo processo, necessitou ser adaptado às pressas incentivando a formação dos profissionais.

Por esta ótica, verifica-se que a tecnologia ficou evidente com papel mais significativo durante este período. Porém alguns professores tiveram impasses com essa implantação, sendo necessário um novo olhar voltado para a formação de professores, na aprimoração de seus saberes docentes diante do uso das tecnologias para atuação na educação infantil.

A formação do professor da educação infantil é muito importante, pois, essa primeira etapa de escolaridade é responsável por dar início à constituição do ser humano de forma integral.  E tão fundamental são os saberes a serem desenvolvidos, na qual os docentes são responsáveis pela mediação do conhecimento e dos processos de ensino e de aprendizagem.

A formação do docente não pode ser vista apenas como um processo de acumulação de conhecimento ou de diplomas, como cursos, leituras e técnicas, mas sim como uma contínua reconstrução da identidade pessoal e profissional do/a professor/a. Dessa forma, o processo deve estar vinculado à compreensão e à análise dos contextos sociais e culturais na qual estamos inseridos, refletindo sobre valores, saberes e atitudes encontradas nas suas próprias experiências e vivências pessoais, as quais atribuem significados ao fazer educativo.

O espaço escolar é o meio principal da reconstrução de saberes. Dessa forma, no meio em que está inserido a criança socializa, observando, interagindo e aperfeiçoando sua aprendizagem.

A formação profissional docente para a educação infantil: processo histórico

Durante muito tempo a educação infantil não tinha a visibilidade necessária para o reconhecimento da criança e suas vivencias na infância, com o passar dos anos, através de conquistas, é possível afirmar o formato e a estrutura que possui hoje. A partir da década de 1990, o conceito de educação sofreu diversas modificações, assim recebendo atenção e conquistando o espaço educativo, reconhecendo-se não apenas como um espaço de cuidados, mas de aprendizagens. De acordo com Oliveira (2011, p. 64),

Ao longo de muitos séculos, o cuidado e a educação das crianças pequenas foram entendidos como tarefas de responsabilidade familiar, particularmente da mãe e de outras mulheres, logo após o desmame, a criança pequena era vista como pequeno adulto e, quando atravessava o período da dependência de outros para serem atendidas suas necessidades físicas, passava a ajudar os adultos nas atividades cotidianas, em que aprendia o básico para sua integração no meio social.

A educação infantil é um espaço encantador e fascinante, tanto para a criança como para o professor, pois todos os envolvidos são convidados a participar e partilhar momentos de convivências e experiências de aprendizagens fundamentais para a infância e suas especificidades. É um espaço repleto de novidades e descobertas importantes para cada criança. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), as instituições de educação infantil devem legalizar, conforme as normas, de forma integrada, compreendendo as funções de educar e cuidar. Em relação ao “cuidar” da criança, este deve ser um espaço que contemple na educação infantil, a alimentação, a limpeza e o lúdico (brincar). Logo, o “educar”, por outro lado, deve promover o desenvolvimento integral da criança, oportunizando o ensino e a aprendizagem de forma lúdica, curiosa e atrativa. Segundo Nóvoa (2008, p. 25), “não é possível preencher o fosso entre os discursos e as práticas se não houver um campo profissional autônomo, suficientemente rico e aberto”. É preciso privilegiar uma educação transformadora, numa perspectiva critica reflexiva, reconhecendo a importância da aprendizagem, das experiências motoras e lúdicas das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com