TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os saberes docentes e a formação dos professores

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Os saberes docentes e a formação dos professores

“ [...] O saber docente é uma prática plural, ou seja, construído por diversos fatores, por exemplo, o profissional (o conjunto de saberes transmitidos pelas instituições de formação de professores), de saberes disciplinares (saberes que correspondem ao diverso campo do conhecimento e emergem da tradição cultural), curriculares (programas escolares) e experienciais (do trabalho cotidiano). O que exige do professor capacidade de dominar, integrar e mobilizar tais saberes enquanto condição para sua prática. [...] “

Maurice Tardif

Hoje podemos perceber que a educação escolar já não é a mesma que há de alguns anos... assim como os alunos e os professores hoje vestem uma “roupagem” diferente daquela de alguns tempos.

Hoje os professores ensinam e aprendem muito com a prática em sala de aula, suas aulas mais dinâmicas e entrosadas fazem com que os alunos possam absorver cada conteúdo proposto da melhor maneira saindo do “tradicional” e passando para algo com interação.

De acordo com Gauthier que realizou um levantamento das pesquisas norte-americanas sobre o que ficou conhecido como knowledge base – base do conhecimento, identifica junto aos seus colaboradores três categorias relacionadas às profissões: ofícios sem saberes, saberes sem ofício e ofícios feitos de saberes, onde cada uma delas diz respeito a prática docente do professor em sala de aula.

Segundo ele “os saberes docentes são aqueles adquiridos para o seu trabalho e mobilizados tendo em vista uma tarefa ligada ao ensino e ao universo de trabalho do professor, exigindo da atividade docente uma reflexão prática”. Ou seja, percebemos uma nova fundamentação da pedagogia e do trabalho do professor, este passa a ser visto e reconhecido como um “profissional”, ou seja, que durante o ato pedagógico deve saber confrontar, agir, mediar, pensar, saber resolver a tal situação.

O educador constrói seu saber a partir das vivências, é fruto de uma interação entre sujeitos que também faz parte de um contexto social onde o mesmo aprende e ensina tudo o que é absorvido em seu cotidiano pelas práticas sociais, pelas linguagens e saberes e diferentes culturas. Tudo isso serve de base para o docente em sua vida profissional.

Um estudo realizado por Pimenta (1999) desenvolve uma pesquisa a partir de sua prática com alunos de licenciatura e a mesma destaca a importância da mobilização dos saberes da experiência para a construção da identidade profissional do professor, na qual são identificados 3 tipos de saberes: 1) da experiência, 2) do conhecimento e 3) dos saberes pedagógicos.

Sendo assim cada um deles contribui para a profissionalização e o saber pedagógico do professor em seu dia a dia, levando sempre em consideração suas práticas adquiridas ao longo do tempo e suas experiências vivenciadas dentro e fora da sala de aula.

Portanto, foi perceptível entender que o saber do professor não está em somente lecionar dentro de sala de aula, mas que suas aulas devem partir de um único pressuposto de uma pedagogia “depositadora” onde o mesmo faz com que o aluno somente absorva o que é proposto e passe a ter uma pedagogia onde assim como o profissional desenvolveu suas capacidades a partir de suas experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com