TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Por:   •  8/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Pólo Itaguaí

Curso: PEDAGOGIA

        

Aluno: Lidiane Rosa da Silva Pereira

RA: 24914464

TEMA:

“papel da cultura afro-brasileira e indígena para a democratização social”

Itaguaí, Rio de janeiro

2020

 Lidiane Rosa da Silva Pereira

RA: 24914464

Produção Interdisciplinar das disciplinas:   

Políticas Públicas da Educação Básica, Ética, Política e Cidadania, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Práticas Pedagógicas: Gestão da Aprendizagem, Educação e Diversidade.

Produção de texto individual

Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- UNIDERP/ Pólo Itaguaí. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação do Professor Tutora de Ensino a Distância: Ana Lucia Batista

Itaguaí, RJ

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................3

DESENVOLVIMENTO...............................................................................4-7

CONCLUSÃO............................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................................9

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar “O papel da cultura afro-brasileira e indígena para a democratização social”.

Será relatada a história desses povos e a importância de se trabalhá-las nas instituições de ensino.

Esse é um assunto que deve ser muito discutido e trabalhado, pois temos a obrigação de fazer com que todos reflitam sobre a importância desses povos que tanto contribuíram na construção da nossa nação, e trazer a tona tabus que precisam ser quebrados, pois infelizmente ainda nos deparamos com várias cenas de racismo.

Para o desenvolvimento desse trabalho, usaremos as citações de Elizabeth Maria de Fátima Borges, a BNCC, a constituição 1988, 11645/2008, as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e também a resolução proposto pela SGA.

DESENVOLVIMENTO

A escola tem um papel muito importante na construção de uma sociedade. Está nas mãos dela o poder para que a nossa sociedade se torne igualitária. Portanto, é primordial que na escola se estimule a formação de valores e hábitos que respeitem as pessoas.

“A inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da Educação básica brasileira, através da promulgação das Leis 10.639, de 2003 e 11.645 de 2008 é um momento histórico impar, de crucial importância para o ensino da diversidade cultural no Brasil. Trata-se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo afro descendente e indígena, buscando assim reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. Esta inclusão nos currículos da educação básica amplia o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira”

                                                                                           BORGES, Elizabeth Maria de Fátima

Quando se trata de alguma coisa boa para a população Brasileira, costuma-se dizer que é uma grande luta a ser travada. Tratando-se de educação então, essa “guerra” é longa, pois a nossa educação está longe de ser considerada de qualidade. Segundo a Organização para a cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE), o Brasil está na sexagésima posição no ranking de qualidade de educação.

Logo, então, a inclusão da história da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação Brasileira é muito mais do que uma conquista, é uma grande celebração, pois mesmo sendo um país democrático com ênfase na dignidade da pessoa humana (Constituição 1988), ainda podemos observar e nos deparar com diversos tipos de discriminação.

A garantia destas discussões na escola está afirmada a partir da Lei n 11.645 de 2008, a qual estabelece a inclusão obrigatória da temática.

A discussão dessa temática no âmbito escolar fará com que as pessoas quebrem pré-conceitos herdados de geração em geração.

Hoje, temos na base da educação brasileira (BNCC), o estudo desses povos que tanto contribuíram para a formação do nosso Brasil. O docente tem sido instruído e recebem materiais que ajudam a desenvolver trabalhos voltados para a essa temática. Eles também buscam maneiras e formas diversas de se trabalhar temas voltados para desmanchar esses preconceitos que foram adquiridos no decorrer do tempo em nossa sociedade.

Através dessa lei, também foram criadas diversas políticas públicas voltadas para eliminar desigualdades sociais. Programas criados para dar oportunidades a esses povos que tanto sofreram ao longo dos séculos. Uma forma de tentar amenizar tamanha injustiça que eles sofreram por muito tempo.

Através desses programas, muitos conseguiram cursar uma universidade e conquistaram vagas de trabalhos em empresas públicas e privadas. Hoje, podemos ver que muitos subiram de classe social, os chamados emergentes.

Nessa visão, acreditamos que essa ascensão social só tende a crescer, pois nas instituições de ensino, desde o ensino fundamental, o ensino dessas culturas tem sido cada dia mais abordados e trabalhados até mesmo fora das escolas.

Publicação de texto em rede social da escola

“A importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção de uma escola democrática”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (775.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com