TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍDIGINA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Por:   •  1/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

   2.1  INTERVENÇÃO NAS REDES SOCIAIS.............................................................5

      2.2 POSTAGEM NAS REDES SOCIAIS ................................................................6

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4.        REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho solicitado aos discentes do curso de pedagogia, na Faculdade UNOPAR objetiva realizar uma explanação sobre a importância do conteúdo da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares, assim como reflexões acerca do tema.

        Conjuntamente será posposto uma possível solução para a situação geradora de aprendizado, onde uma equipe pedagógica de determinada escola precisa adequar o currículo escolar, inserindo discussões sobre a importância da cultura afro-brasileira e indígena. Para promover essa mudança o presente trabalho apresentará um texto sobre a temática, assim como uma possível postagem, a ser publicado nas redes sociais, sobre o assunto.

  1. DESENVOLVIMENTO

        A construção da educação como direito fundamental dos cidadãos aconteceu de forma lenta e gradual. Essa conquista ocorreu por meio de varias lutas politicas e sociais ao longo da nossa história. A constituição de 1988 garantiu o avanço, assegurando a educação básica de qualidade como direito fundamental a todos. A partir da LDB, lei n° 9394/ 1996 houve uma organização na educação brasileira, propiciando assim os princípios, determinações e outras finalidade da educação.

 A lei 11.645/2008 trouxe orientações importantes a respeito da inclusão afirmativa da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação, ou seja, torna obrigatório a educação Afro-Brasileira e Indígena. Sendo assim foi incluído no currículo escolar diversos aspectos da história e cultura desses dois grupos étnicos. Esse conhecimento deve acontecer especialmente nas áreas de educação, literatura e história brasileiras. Portanto a partir dessa marcos históricos foi possível uma grande conquista para a cidadania e democracia do nosso país.

A escola sendo um ambiente democrático, objetiva uma visão igualitária, onde todos os indivíduos são participantes e indispensáveis no processo histórico, culturais, econômicos e sociais. Portanto com o intuito de efetivar ações nas instituições de ensino, para a inclusão da cultura Afro-Brasileira e Indígena, devem se basear nos princípios de consciência, política e  histórica da diversidade; o princípio do fortalecimento de identidades e de direitos; e o princípio das ações educativas de combate ao racismo e às discriminações (BORGES, 2010).

O princípio da consciência política e histórica da diversidade compreende o conhecimento de que a sociedade e composta por diversos grupos éticos, sendo assim toda a cultura e histórias desses indivíduos são importantes. O princípio do fortalecimento de identidades e de direitos devem conduzir orientações a respeito da afirmação de identidades, refutando histórias erronias ou distorcidas, assim como á privação e violação de direitos. Por fim o ultimo princípio direcionado as ações educativas de combate ao racismo e às discriminações. Nessa fase propicia condições para discussões entre alunos e professores, assim como enfatiza a responsabilidade pela relações étnico-raciais positivas, ressaltando os contrates das diferenças. (BORGES, 2010).

As escolas possuem um papel fundamental de educar, contribuindo assim para uma sociedade democrática. Possibilitando assim, que todos os sujeitos sejam respeitados, incluindo suas subjetividades. O racismo e as discriminação na sociedade muitas das vezes não se inicia nas escolas, mas infelizmente, perpassam pela instituição. Combater esse tipo de violência não é papel somente da escola, mas sim de todos os tipos de instituições e constituintes da sociedade (BORGES, 2010).

        Indígenas e negros construíram e participaram dos processos históricos do Brasil, evidenciar suas contribuições é atribuir imensurável significado às lutas desses povos. Essa valorização é fundamental para corrigir lacunas que o passado deixou.  Freyre (2003). Portando uma educação direcionada as relações étnicas-raciais é fomentar situações de aprendizagem entre os sujeitos, possibilitando assim trocas de conhecimento, quebra de desconfianças e um rompimento com o passado tenebroso (BORGES, 2010)

  1. INTERVENÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Com o intuito de promover mediações nas redes sociais, junto aos alunos do ensino fundamental, será proposto uma intervenção a partir do filme Vista Minha Pele. O filme possui gênero ficcional educativo, foi lançado em 2013, no Brasil e possui uma duração de 24 min. Sua direção foi realizada pelo diretor Joel Zito Araújo. A classificação de idade é livre.

O Filme retrata uma inversão da realidade das relações raciais brasileiras. Ou seja, a história mostra os negros como a classe dominante e os brancos com um histórico de escravização. Os países pobres são, por exemplo, Alemanha e Inglaterra, e os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. O ambiente escolar é evidenciado no filme, onde a protagonista é Maria, uma menina branca pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa de estudos que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira na escola. A jovem é corriqueiramente hostilizada por sua cor e por sua condição social. A protagonista quer ser Miss Festa Junina da instituição e, por isso, enfrenta todo preconceito dos colegas por conta de sua estética fora do padrão socialmente aceito. Desta forma, a menina, junto com sua melhor amiga, vai passar por um processo de enfretamento à discriminação racial que é evidente na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com