TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Por:   •  19/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.526 Palavras (11 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 11

UNOPAR

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

PEDAGOGIA - LICENCIATURA - 1º / 2º SEMESTRE

ADRIANA ROSA DA SILVA QUEIROZ

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Brumado - BA

2020

ADRIANA ROSA DA SILVA QUEIROZ

O PAPEL DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO SOCIAL

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas: Avaliação na Educação História da Educação Teorias e Práticas do Currículo Sociologia da Educação Educação Formal e Não Formal Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula Didática

Tutor à Distância: Natalia Micheli Villa

Brumado - BA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) apresenta estrutura significante aos acadêmicos do curso de Pedagogia, direcionando-os a refletir seu papel na escola como auxiliador de conteúdos e metodologias sobre respeito, igualdade e diversidade. Para tal, a temática do semestre atual baseia-se “O papel da cultura Afro-Brasileira e Indígena para a democratização social”.

A pesquisa aborda a importância da inclusão de tais conteúdos na disciplina de História de forma a desenvolver nos alunos saberes essenciais sobre ações justas e igualitárias que devem ser praticadas diariamente. A escola é um excelente espaço para ensinar sobre a prática de atos de respeito e evitar atos de racismo e discriminação. Objetivamente, pode-se destacar que o ensino de História é uma disciplina com foco na pluralidade, oferecendo aos alunos temas transversais significantes para sua formação pessoal, humana e social.

O trabalho apresenta também, a construção de uma postagem formativa sobre a cultura afro-brasileira e indígena. Para isso, a postagem apresentada baseia-se no texto explicativo, considerando as informações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e, também, análise dos conteúdos transversais a esta temática apresentado na Base nacional Comum Curricular - BNCC. Compõe em sua base, a importância da cultura afro-brasileira e indígena, sendo informativo, com questões relevantes e reflexivas que servem de base para enriquecer os conhecimentos acadêmicos sobre o assunto exposto.

O trabalho proporciona aos estudantes adquirir aprendizagens interdisciplinares através dos conteúdos e disciplinas estudados no semestre, do mesmo modo, que possibilita adquirir habilidades significativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com