TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2019

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – CEL 0468

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR – 2019

Filosofia da Educação

Professor: VIVIANE DA COSTA LOPES
Discente:
Alessandro Pancalari dos Santos
Curso:
HISTÓRIA – LICENCIATURA
Cabo Frio- RJ- Maio de 2019

INTRODUÇÃO

Este relatório tem a finalidade de apresentar a Proposta de Prática com Componente Curricular, realizada no Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral - INEFI, situada na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 276, Village, Armação dos Búzios - RJ, CEP: 28950-000, nos dias 10 e 13 de maio de 2019. A escola atende do Ensino fundamental dois diurno e ensino médio noturno. A unidade educacional não possui acessibilidade em todo espaço físico (rampas e portas adaptadas para cadeirantes, etc.), além de Sala de Recursos Multifuncional. A professora observada / entrevistada chama-se Renata do Lago Éboli Plácido e Freitas, possui nível superior completo, nas modalidades de Licenciatura em História, é professora concursada há dois anos na Rede de Arraial do Cabo e contratada a quatro (quatro) meses na rede de Armação dos Búzios. As turmas avaliadas são de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, que possui uma média de 25 a 30 alunos. 

OBJETIVOS

Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação;

.ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA 

Conversar com um professor de modo a entender como acontecem as diferentes interações estabelecidas entre alunos e professores na sala de aula para compreender e discorrer sobre as práticas de ensino e o papel da educação na  sociedade. 

Para você o que é ensinar? 

É mediar saberes. Facilitar ao aluno o acesso ao conhecimento por meio do pensamento crítico. 

Como você escolhe seus procedimentos de ensino?


As turmas se constituem como organismos vivos, se comportam de forma única. Os procedimentos devem estar alinhados as realidades de cada um desses organismos, de modo a favorecer a apreensão do conhecimento. E claro, com criatividade...kk

Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Penso que muitos alguns que ao longo da caminhada fui tomando contato, por meio de textos, práticas pedagógicas, palestras, mas, que nem sei o quanto estão inseridos em mim. 

“No entanto, penso que devo citar os seguintes: 

Paulo Freire  especialmente no que diz respeito à educação como instrumento libertador, tendo o afeto como uma ferramenta fundamental para gerar sinergia e empatia com entre o aluno e o professor. 

David Ausubel, especialmente pela necessidade de se agregar sentido aos conteúdos. O aluno precisa identificar relevância e pertinência no que está sendo oferecido como conhecimento. Para mim, pessoalmente, essa sempre foi a melhor forma de aprender, lembro claramente. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com