TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA (EEL0001/3739630)

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

SARA QUEREM DA SILVA FERREIRA

Matrícula nº 202008522617

ITAPERUNA/RJ

2021

INTRODUÇÃO

A didática faz parte de todo trabalho pedagógico e é essencial para docência. Educadores como Ratíquio e Comênio, trouxeram a didática como ideias ético-religiosas. Segundo Libâneo (2013, p.13-14) "A Didática estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais, ela se fundamenta na Pedagogia; é assim uma disciplina pedagógica".

O professor tem o papel fundamental na sala de aula, porém, ele necessita de três estratégias que a didática oferece para a sua atuação. São eles: Conteúdos, Métodos e Técnicas. Aplicando essas estratégias, o professor demonstra competência para lidar com as diversas situações que podem ocorrer dentro da sala de aula e no âmbito escolar.

O professor deve basear-se na realidade do aluno. Atuar no processo de ensino e aprendizagem é uma atribuição difícil, exige atenção ao desenvolvimento pedagógico e as questões sobre Educação. Na construção do trabalho docente pode-se enumerar cinco métodos para ser usado na sala de aula; tendo em conta o grau escolar, as idades dos alunos, as características do desenvolvimento mental, as especificidades do conteúdo e metodologia das matérias. Dentre eles temos:

  1. ORIENTAÇÃO INICIAL DOS OBJETIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
  2. TRANSMISSÃO/ASSIMILAÇÃO DA MATÉRIA NOVA;
  3. CONSOLIDAÇÃO E APRIMORAMENTO DOS CONHECIMENTOS, HABILIDADES E HÁBITOS;
  4. APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E HÁBITOS;
  5. VERIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O procedimento didático mais adequado à aprendizagem é aquele que ajuda o aluno a incorporar os novos conhecimentos de forma mais ativa, compreensiva e construtiva. Portanto o professor deve contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento e participe ativamente de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando, entre outros. No processo da construção do conhecimento do aluno devem se buscar atividades que o lúdico esteja presente, pois eles se desenvolvem através de brincadeiras, assim buscando por meio da diversão surgem seus interesses e compreensão de suas noções de aprendizado. Com o plano de aula abaixo, o aluno será estimulado a observação, a quantidade, identificar os nomes e cores são de cada figura  apresentada.

PLANO DE AULA

TEMA

Alfabetização

ANO

Pré-escola

DURAÇÃO

30 a 40 minutos - Todos os dias

MATERIAL NECESSÁRIO

Letras, livros com figuras do alfabeto e caça palavras.

OBJETIVO

Introduzir a alfabeto, identificando cada letra e cada som que ela produz.

Introdução: Mostrar aos alunos o alfabeto e a importância de aprender cada letra para ler e escrever. Para que isso seja fixado precisa ser diariamente, é necessário explicar cada som das letras para que o aluno possa ouvir e saber o que está sendo registrado, ou seja falado. Então uma maneira fácil de aprender é associando a letra de acordo com seu som. Vejamos o exemplo a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (248.3 Kb)   docx (191.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com