TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA (ELL0001/3548724)

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

FERNANDA HENKER ANDRADE

202001620151

VITÓRIA – ES

     

         2020

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DIDÁTICA TEORIA E PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

                                                                                         

                                                                                         

 

                                                                                           Relatório exigido como parte dos requisitos        

                                                                     Para conclusão da disciplina de Didática:

                                                                     teoria e prática sob orientação da professora                  

                                                                     Fabiana Chinalia.

                                                                     Curso: Pedagogia

VITÓRIA-ES

2020

     INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar brevemente o uso das metodologias ativas de aprendizagem e processos colaborativos, bem como seu emprego, sua importância e como contribuem no processo de aprendizagem.

Sendo assim, quando falamos de metodologias ativas como parte da didática escolar não podemos deixar de citar também o emprego das tecnologias como ferramentas de ensino. Se uma escola quer atrair os alunos deve incluir seu uso nas atividades, um dos motivos é o fato de estar presente na realidade dos alunos.

Adotar apenas o modelo tradicional de ensino faz com que a instituição fique distante da realidade e ao mesmo tempo torna o ambiente de estudo sem estímulo ao aprendizado.

O modelo mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente detém todo o conhecimento.

A dinâmica do aprendizado no contexto educacional tem passado por muitas transformações, sobretudo devido à facilitação do acesso às informações. O educador não é mais o único responsável pela exposição do conteúdo, a partir de agora ele se torna um intermediador do processo de ensino-aprendizagem.

Na metodologia ativa os alunos participam ativamente da construção do conhecimento, com o apoio de um especialista.

Por meio de vários estudos feitos na área, chegou-se à conclusão de que, entre os meios utilizados para adquirir conhecimento, há alguns cujo processo de assimilação ocorre mais facilmente. Desse modo, temos como referência uma teoria do psiquiatra americano William Glasser para explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo. De acordo com essa teoria, os alunos aprendem cerca de:

  • 10% lendo;
  • 20% escrevendo;
  • 50% observando e escutando;
  • 70% discutindo com outras pessoas;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.

Sendo assim e possível observar que os métodos mais eficientes estão inseridos na metodologia ativa.

            A mudança fundamental está no papel que o professor assume, passando de protagonista para coadjuvante do processo de aprendizado de seus alunos. Afinal, o que são as metodologias ativas de aprendizagem e como contribuem no processo didático das instituições?

As metodologias ativas são as práticas pedagógicas estruturadas com a finalidade de fazer com que o estudante participe do seu processo de aprendizado.

Além disso, essas metodologias estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico. Os estudantes também conseguem trabalhar a autonomia, a responsabilidade, a proatividade, o trabalho em equipe e a independência.

Os métodos e ferramentas/recursos de ensino-aprendizagem são inúmeros e cabe ao professor conhecer o perfil de sua turma e qual a maneira mais eficiente de transmitir conhecimentos e de como ser um facilitador para que o aluno se desenvolva sem depender totalmente do professor.

Quais as principais metodologias ativas de aprendizagem?

  • Aprendizagem baseada em problemas; os conteúdos são estudados previamente, assim é possível utilizar o tempo de aula para a aprendizagem por meio de problemas, nela, os estudantes são estimulados a encarar um desafio e resolvê-lo de maneira colaborativa, explorando possíveis soluções. Trata-se de um método que explora sua capacidade de investigar, refletir, criar uma hipótese e testá-la, sempre com um objetivo em mente: resolver o problema apresentado.

  • Aprendizagem baseada em Projetos; A aprendizagem baseada em projetos é semelhante ao modelo do tópico anterior. Nos dois, o aluno encara um desafio e é estimulado a resolvê-lo.

A diferença é que, no projeto, o estudante deve partir para a prática, em vez de ficar apenas na teoria.

  • Aprendizagem baseada em Casos;

Enquanto os modelos de aprendizagem baseada em problemas e em projetos exploram desafios criados especialmente para fins didáticos, o estudo de caso aborda uma situação real.

A ideia é estudar um fenômeno, um acontecimento ou uma sucessão de eventos que aconteceram de fato.

O método envolve uma análise quantitativa, investigando o caso por múltiplas perspectivas para chegar a uma conclusão sobre ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com