TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR VITÓRIA-ES

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

THAMIRES VALÉRIO DE ALMEIDA

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

VITÓRIA-ES

2021

ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública surgiu da necessidade de trazer qualidade nos processos de gestão escolar e qualidade social da educação, está prevista na Constituição Federativa do Brasil de 1988, art. 206. Inciso VI – Gestão Democrática do ensino público, na forma da lei.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais:

  • Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.

  • Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Como resultado desta iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.

Foi realizada uma entrevista com Miria Lorencon / Professora e Coordenadora, atuante de uma escola do estado do ES, da Rede Pública de ensino, com objetivo de observar, pesquisar e construir o conhecimento através das informações coletadas.

Entende-se a gestão escolar como um grande desafio, pois as coisas estão evoluindo, mas a educação ainda está como no século passado, principalmente na escola pública. É  tudo muito devagar para se fazer as coisas, pois não se tem apoio dos pais, por exemplo, devido a falta de escolaridade dos mesmos, da maioria deles na comunidade, muitas vezes só lhe interessam que o filho passe de ano. Com isso fica complicado levar um projeto para frente, tem que ter muita paciência, e a secretaria de educação também só está preocupada com o número de alunos que passa de ano, não se preocupa com o que você faz na escola, por estes e outros motivos a gestão escolar hoje em dia é um grande desafio.

O engajamento das pessoas que trabalham na escola está sendo bem diversificado e complicado, pois cada um tem sua maneira de lhe dar com a turma. Tem professor que se preocupa mais com os alunos, se eles estão aprendendo, com isso busca novas técnicas de ensinar o conteúdo, novas ideias para se trabalhar com o aluno e fazer com que ele tenha acesso ao ensino, incentivando o máximo possível o seu aluno ao estudo. Entretanto, tem aqueles professores que faz o contrário, que não se preocupa se o aluno está aprendendo ou não, se tem acesso ao conteúdo, que não faz questão de saber como que esta o estudo do seu aluno.

As ações de planejamento dentro da escola acontecem por meio de reuniões, durante o ano, porém devido a pandemia do Covid 19 está sendo feita individual de acordo com que pode ser feito, dentro das atribuições do CTA, do corpo técnico da escola.  

O Projeto Político Pedagógico é o principal documento da escola, serve para nortear os funcionários sobre os propósitos estabelecidos na unidade escolar. Contudo muitas das coisas colocadas neste projeto, não se tem acesso na escola devido a falta de verba. Com isso tentam colocar em prática de acordo com as necessidades e prioridades da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com