TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

Por:   •  30/10/2018  •  Resenha  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

INTERATIVA

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) – HISTÓRIA

PRIMEIRO SEMESTRE – 2018

HOMEM E SOCIEDADE

Rodrigo Rasga Mariano Pereira

RA: 1834313

São José dos Campos

2018

O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ABORDANDO A QUESTÃO DOS CONFLITOS SOCIAIS E DOS USOS DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA

SUMÁRIO

1. SÍNTESE DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS 4

1.1. INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS 4

1.2. HOMEM E SOCIEDADE 4

1.3. HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL 5

1.4. TEORIA DA HISTÓRIA 5

2. QUESTÕES DISSERTATIVAS PROPOSTAS 6

2.1 Interpretação e produção de textos 6

2.2 Homem e sociedade 6

2.3 História da América Colonial 6

2.4 Teoria da História 7

3. REFLEXÕES 7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. SÍNTESE DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS

1.1. Interpretação e produção de textos

Disciplina voltada a exercitar o uso da língua e outras linguagens, estudamos e aprendemos a avaliar como lemos, estabelecer estratégias de leitura assim como a importância da leitura como aspectos social e sua influência na formação da sociedade. Abordamos também a construção de textos em suas diversas formas, verbal, não verbal, com linguagem formal ou informal, a importância do saber construir e interpretar um texto, as variações de tipos de textos, descritivo, narrativo, argumentativo, expositivo, opinativo e injuntivo. Observamos as técnicas de escrita no contexto de um ambiente virtual e as estratégias que podem ser utilizadas na construção de um texto para que ele seja capaz de prender a atenção do leitor, de transmitir a informação, ou a mensagem, ou o questionamento com clareza, notamos a importância de se saber para quem se escreve, de forma a se levar em conta, também, o conhecimento prévio do provável leitor, assim como a preocupação da manutenção da coesão e da coerência do texto. A disciplina termina nos instigando a entender as diferenças entre textos acadêmicos e criativos, mas o mais interessante, nos faz perceber que um texto acadêmico pode sim ser criativo e atraente.

1.2. Homem e sociedade

A Disciplina traz a luz a oportunidade da compreensão do comportamento humano orientado pela cultura por meio da abordagem antropológica. Estudamos que a vida em comunidade garantiu a sobrevivência da espécie humana e que a cultura foi a cola que possibilitou a vida em sociedade, o início do homem entendendo a necessidade da vida em grupo e do estabelecimento de regras e códigos de conduta. Entendemos também que assim como a cultura foi essencial para a manutenção da vida em sociedade, a comunicação foi primordial para o estabelecimento destas culturas. Percebemos a importância da alteridade no desenvolvimento das culturas humanas, e que a noção de uma cultura ser mais evoluída que outra é uma noção prejudicada que ao longo da história causou danos irreparáveis. A disciplina termina abordando a globalização atual, seus efeitos, causas e consequências nas diversas culturas ainda hoje existentes e acaba por nos convidar a pensar sobre o impacto que este fenômeno pode vir a ter nestas culturas, em nossas vidas e no dia a dia de cada ser humano.

1.3. História da América Colonial

Esta disciplina propõe uma visão macro da história da América Colonial, abordando aspectos da civilizações nativas americanas, da chegada do branco europeu, da alteridade deste encontro, dos diversos processos de colonização em paralelo com a ascensão e queda do sistema de regime absolutista, e como o continente americano teve papel impulsionador deste sistema, terminando com o surgimento do pensamento iluminista, suas influências na história europeia e as consequências nas, até então, colônias do assim chamado antigo regime.

1.4. Teoria da História

A disciplina aborda não somente a história, mas o aspecto científico do estudo da história, as mudanças de perspectivas e a importâncias de cada uma. Entendemos que o estudo da História não deve se limitar a se preocupar com o relato de fatos em ordem cronológica, mas com os métodos investigativos, com os ângulos de abordagem, com os contextos, enfim trata-se de uma ciência, e com tal somos orientados a encará-la, entendendo as diferentes abordagens da Teoria da História em relação a Metodologia e a Historiografia. Somos apresentados às diversas escolas de estudo da História, seus impactos nas formas de se conceber a História e às discussões mais recentes sobre os paradigmas científicos, o conhecimento histórico e a forma obtenção e tratamento do conhecimento histórico. As diferenças entre a análise do macro em relação à análise do micro, como abordar? Por meio de fatos relevantes e períodos importantes, ou por meio da história de determinado local determinada comunidade? Debates que ticam a abordagem feita e que podem não ser excludentes, mas que devem ser complementares.

2. QUESTÕES DISSERTATIVAS PROPOSTAS

2.1 Interpretação e produção de textos

Considerando a enormidade de informação disponível no mundo de hoje, como atuar de forma a separar o joio do trigo, as informações que produzem conhecimento científico das informações de cunho feral?

2.2 Homem e sociedade

Como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (134.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com