TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  31/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - CEL0468

Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento

Conversar com um professor de modo a entender sobre as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito.

Para este trabalho foi solicitada uma conversa informal com a professora Flávia Silva Santos, Letras, que leciona para alunos do Ensino Fundamental II, no Centro Educacional do Município de Uruçuca-CEMUR, Uruçuca, BA.

Segundo Ela,[pic 2]

“O professor deve atuar como facilitador do aprendizado e articulador do conhecimento, provocando o interesse, a curiosidade e o caráter questionador nos alunos, visando a busca autônoma de respostas, para a formação do pensamento crítico necessário à formação de um sujeito atuante e condizente com a necessidade de desenvolvimento da sociedade. ”

“É importante também sempre ter em mente a consideração das necessidades e limitações dos alunos, objetivando nortear as atividades pedagógicas. Igualmente importante é ouvir o aluno e buscar conhecer a sua realidade socioeconômica e cultural, para proporcionar um tratamento justo e amparado na empatia.

Com isso, as atividades pedagógicas são capazes de promover maior efetividade na aprendizagem dos alunos, que estarão orientados e contemplados, além de obterem maior capacidade de protagonizar o ensino, de uma forma geral. ”[pic 3]

“Tudo isso, sem esquecer de considerar os conceitos e teorias de pensadores, como Paulo Freire, Célestin Freinet e Maria Montessori, dentre outros, os quais auxiliam na compreensão da condição dos alunos enquanto sujeitos da educação. ”  

[pic 4]

Em relação a comportamento em sala de aula, segundo a entrevistada, o ideal é que “se construam relações harmoniosas, com os professores buscando incentivar e estimular os alunos a fazerem o mesmo, criando um ambiente favorável ao ensino, ao aprendizado e às trocas humanas, evitando assim o surgimento e manutenção do sentimento de rejeição, incapacidade e baixa autoestima”.

André Olavo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (126.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com