TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia e comportamento organizacional

Por:   •  28/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

BERGAMINI, Cecília Whitaker; TASSINARI, Rafael. Psicopatologia do Comportamento Organizacional. São Paulo: Editora Cengage, 2008.

Cada pessoa tem seu jeito de ver as coisas, cada um tem uma personalidade. As empresas também tem uma personalidade, ou seja, uma maneira de ver o mundo e de lidar com as situações. Igual acontece com as pessoas que tem algum problema psíquico que afeta a personalidade delas e também seu comportamento, dentro das empresas, quando as pessoas têm problemas que afetam seu trabalho, isso também vai afetar seu comportamento dentro da empresa e o comportamento da empresa como um todo. Porque afeta o comportamento da empresa? Eu entendi que no trabalho, quando você tem algum problema, se for físico, como uma gripe, um acidente, etc., as pessoas veem que você precisa de ajuda, que pra melhorar e não afetar sua produtividade, precisa se cuidar. Mas se você tem algum problema relacionado com o psicológico, as pessoas vão pensar que você tem só que “não ter esse problema”, tem de deixar pra lá, que você está fazendo corpo mole. Então o seu comportamento dentro do trabalho vai mudar e afetar sua produção, o que vai afetar a empresa e o comportamento dos outros com você.

É considerado normal ter problemas no trabalho, o texto fala que “organizações de todos os tipos estão sujeitas a doenças psicológicas, independente de seu tamanho, tipo ou setor, nenhuma delas está imune”. Porém, as pessoas acabam escondendo seus problemas psicológicos enquanto eles não afetam seu trabalho, até chegar no ponto em que seu comportamento se torna desajustado e ela não consegue mais esconder.

Se a empresa tiver uma posição de aceitar esses problemas como normais, as pessoas se sentirão mais confortáveis pra também aceitarem e então trabalhar esses problemas e evitar que cheguem num ponto de causar um comportamento desorganizado. Dentro do ambiente de trabalho as pessoas acham que todos devem ser tratados de forma igual, mas não é assim que deve ser, cada pessoa deve ser tratada dentro da sua individualidade, da sua subjetividade.

O trabalho é uma parte muito importante da vida das pessoas. Então quando estamos satisfeitos com nosso trabalho, com as condições e com o ambiente em geral, fica mais fácil estar motivado e ter uma boa autoestima. A autoestima junto com outros fatores, como o autoconceito, autovalorização, auto-respeito e auto-eficácia, são as maiores influencias no ajustamento da pessoas dentro da empresa. Ajustamento é quando o individuo sabe do seu valor, da sua capacidade de realização, e trabalha de

acordo com essa visão que tem de si mesmo e da empresa. Quando ele tem algum desses fatores desajustado, seu trabalho e seu comportamento serão desorganizados.

O comportamento desorganizado é quando há aspectos psicológicos que podem afetar o comportamento das pessoas e das empresas. São psicoses, neuroses, síndrome de burnout, estresse, etc.

Quando a pessoa não está ajustada, quando seu comportamento é desorganizado, ela acaba tendo dificuldades no trabalho e não alcança os objetivos que ela ou a empresa estipularam. Então ela sofre com as cobranças dela mesma e de fora, de desmotivando e baixando sua autoestima. Alguns dos sintomas de um indivíduo desajustado são: a troca frequente de emprego, ausências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com