TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do professor no processo de aprendizagem

Por:   •  4/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 18

                                                                  Rozângela Mota SOUZA[1].

 O PAPEL DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE        

                                          HISTÒRIA                      

RESUMO 

O ensino de História é considerado um instrumento de luta e transformação social, onde o professor possa conscientizar os discentes a ter senso crítico diante da sociedade. Pois o professor de História tem um papel fundamental no desenvolvimento transformador do aluno, e enfatizando atos políticos na sociedade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexos sobre a importância da participação do cidadão nas decisões de uma sociedade, cuja finalidade é formar alunos que valorize valores éticos e moral, construindo assim uma sociedade mais justa

 

 PALAVRA-CHAVE: MOTIVAÇÃO, HISTÓRIA, METODOLOGIA

INTRODUÇÃO:

     A escola apresenta para a sociedade ocidental uma fonte socializadora de grande impacto na vida das pessoas. Para alcançar seus objetivos é necessário, no entanto que se promova entre os estudantes interesse genuíno e entusiasmo pela aprendizagem e desempenho escolar (GUIMARÃES e BORUCHOVITCH,2004).

    O ensino de História envolve, assim como o ensino das demais disciplina a articulação de uma série de componentes :projetos pedagógicos, currículo, conteúdos, objetivos, metodologia, estratégias, recursos sem mencionar os muitos aspectos sociais e políticos próprios dos ambientes escolares. Pressupõe uma concepção de História e de aprendizagem, o que faz essa prática estar referenciada em certos princípios teóricos.

     Dentro do ensino um dos princípios problemas que existem tanto no ensino fundamental, quanto no ensino médio e até mesmo no ensino superior se refere à motivação para aprendizagem. A motivação no contexto escolar tem sido avaliada como determinante crítico do nível e de qualidade aprendizagem e do desempenho. Um estudante motivado mostra-se ativamente envolvido no processo de aprendizagem, engajando –se e persistindo em tarefas desafiadoras, usando estratégias adequadas, buscando desenvolver novas habilidades de compreensão e de domínio. A presenta entusiasmo na execução de tarefas e orgulho sobre resultados de seus desempenhos, podendo superar previsões baseada em suas habilidades e conhecimentos.

      Motivar o aluno para aprender é uma tarefa extremamente complexa que envolve uma postura do professor (enquanto principal elemento dentro do processo de ensino-aprendizagem) no sentido de procurar por meio de novas tecnologias, metodologias de ensino, formas de avaliação de modificar o quadro em que estão representadas muitas disciplinas de grade curricular.

O aluno ingressado no ensino médio irá apresentar uma conjuntura totalmente diferente de que encontra no ensino fundamental. Apesenta uma grade curricular diferente, apresenta conteúdos mais complexos, há uma cobrança maior no sentido de que ele estará saindo dali para atuar no mercado de trabalho ou mesmo para ingressar em curso superior, ou seja há uma série

______________________

 Graduação em História Especialização em História e Geografia pela Instituição São Luis E-mail do autor:.rosangelamota_@hotmail.com Orientador:Waldomiro Camiloti Neto

      Fatores, que merece atenção no sentido de considerar-se técnicas para motivar o aluno a aprender.

Na era atual se percebe uma participação maior na atuação no ensino de História, onde vivencia mudanças sociais e culturais, econômicas e, principalmente políticas que estão ocorrendo em decorrência da globalização acabam de certa forma, interferindo na estrutura, e na dinâmica escolar. No entanto, cabe o professor de História mostrar ao aluno a importância da disciplina de História.

    Considerando todos esses fatores realiza o TCC que busca analisar o papel do professor de História tem dentro do processo. Sua importância enquanto elemento de mudanças que pode reverter um quadro em que a disciplina ainda não tem a capacidade de motivar o aluno a aprende.

        Sendo assim, surgiu a necessidade de se pesquisar sobre a importância da interação professor/aluno procurando conhecer suas realidades e limitações, bem como buscar explicitar maneiras que permitam o entrosamento entre si, para que tentem alcançar o sucesso educacional do aluno /educando.

                          2. DESENVOLVIMENTO

A História é a ciência humana básica na formação do aluno, pela possibilidade de fazê-lo de compreender a realidade que o cerca, consequentemente, dotá-lo de espírito crítico, que o capacitará a interpretar essa mesma realidade.

    O objetivo de estudo da história é o estudo do homem em sociedade. De acordo com os parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) o objetivo mais relevante do ensino de história é a constituição da noção de identidade individual, social e coletiva, em nível regional.

     Com base nesses objetivos, pode-se relacionar a história com aspectos sociais, políticos, econômicos, religiosos, culturais e educacionais, tomando como ponto de partida a própria comunidade do aluno, mas, avançado na direção das outras esferas –Municipal, regional e nacional.

                                Segundo Batista ( 2004,p.32):

                                         Outro aspecto importante para o ensino da História é a     constituição da noção temporal. O aluno precisa aprender a se localizar no tempo. O ideal seria que trabalhássemos com a história a partir do tempo presente, na qual estamos inseridos, e relacionar esse tempo aos antecedentes históricos, formando, assim a ideia de tempo espiral, mudanças, permanências, continuidades, rupturas e conflitos.

As mudanças ocorridas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas ás transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla, bem como àquelas ocorridas no interior, espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultura. Nesse sentido, Fonseca ( 2003) considera importante não se separar a investigação e o debate sobre o ensino do contexto em que é produzido, do conjunto de relações de espaços de saber e poder, especialmente das relações entre universidades, industrias, editorial e escolas de ensino fundamental e médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com