TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinacoteca

Artigo: Pinacoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira, pertence à Secretaria do Estado da Cultura. Fundado em 1905, como sede do Liceu de Artes e Ofícios. Porém em 1911 é regulamentado como museu público sendo o mais antigo da cidade.

Situado no jardim da Luz, na Avenida Tiradentes, no centro de São Paulo, o edifício foi projetado para sediar o Liceu de Artes e Ofícios.

pinacoteca em 1905- carlosfatorelli27013.blogspot.com

Na segunda metade do século XIX, a cidade de São Paulo estava passando por um processo de desenvolvimento e crescimento, portanto passando por mudanças sociais e econômicas. Até então causada e alavancava pela expansão cafeeira e consolidação da rede ferroviária, trazendo um grande fluxo de imigrantes. Nessas condições houve um adensamento dos núcleos urbanos, novas construções eram erguidas, novas técnicas construtivas aderiam os projetos, como alvenaria de tijolos ao invés do uso da taipa, novos bairros surgiam; bairros nobres seguindo padrões arquitetônicos europeus e bairros operários com expansão acelerada com todo esse progresso, tornou-se cada vez mais necessário profissionais habilitados a trabalhar com essas novas tecnologias .

Em 1873, o conselheiro Carlos Leôncio da Silva Carvalho instituiu uma sociedade de organização privada para qualificar a mão-de-obra nativa, a ideias era incluir cursos gratuitamente de diversas matérias, entre eles: caligrafia, aritmética, sistema métrico e gramática para assim aperfeiçoar o aprendizado dos trabalhadores para as novas tecnologias .

FOTOS: ACERVO Liceu de Artes e Ofícios

Em 1882, houve uma reforma, ampliando o rol de disciplinas, criando-se, sob tutela da sociedade, o Liceu de Artes e Ofícios destinado a orientar o povo os conhecimentos semelhantes ao contemporâneo movimento arts e crafts da Inglaterra.

Essa organização recebia verbas concedidas por entidades governamentais. Assim susceptível a oscilações financeiras, e foi o que aconteceu em 1889 com a proclamação da República, envolvendo a instituição em uma grave crise. Para salvar o Liceu, um influente arquiteto do novo regime – Francisco de Paula Ramos de Azevedo assume sua direção, além de ser um importante agente cultural e formador de opiniões devido ao seu legado arquitônico e ideias . A ideia era transformar o Liceu em um órgão complementar da Escola Politécnica, desse modo foi assegurado todos recursos necessários para manter a instituição.

Em 1897, o governo do Estado faz uma doação de um amplo terreno no Jardim da Luz para construir a nova sede do Liceu, visto que o espaço em que se encontrava não era condigno de suas atividades. Além de doações de verba para a construção do A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira, pertence à Secretaria do Estado da Cultura. Fundado em 1905, como sede do Liceu de Artes e Ofícios. Porém em 1911 é regulamentado como museu público sendo o mais antigo da cidade.

Com o edifício pronto e o interesse da alta sociedade em ter certa ligação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com